Orquídeas Nativas da Austrália

Dendrobium kingianum - vegetando em rocha
As orquídeas são uma das maravilhas do mundo das plantas, com uma diversidade impressionante de tipos de plantas e flores que proporcionam infinito fascínio e, por vezes, obsessão por jardineiros. Em todo o mundo existem aproximadamente 35.000 espécies em 600 gêneros estranhos que compreendem cerca de 10% de todas as plantas com flores, com a Austrália abrigando mais de 1.200 espécies em cerca de 100 gêneros.

As orquídeas nativas variam desde as espetaculares epífitas (que crescem em árvores), como as espécies de Cymbidium suave e litofíticas (que crescem em rochas) das selvas tropicais e áreas mais quentes da Austrália, até as espécies intricadamente sutis terrestres (que crescem no solo) encontradas em toda a região. florestas de eucalipto secas em todo o continente.

Dendrobium speciosum - orquídea rupestre
De um modo geral, as orquídeas australianas têm flores menores e mais sutis do que suas contrapartes exóticas. No entanto, as sutilezas de forma e cor sobre a gama de espécies tem excitado muitos apreciadores para coletar e reproduzir orquídeas nativas com gêneros como Dendrobium e Sarcochilus, tendo vários híbridos nomeados que combinam as melhores características das espécies silvestres.

Quais orquídeas nativas australianas eu posso cultivar?

Cultura de orquídea pode parecer um pouco difícil para o cultivador iniciantes, no entanto, existem espécies que são susceptíveis de ter sucesso muito melhor do que outros. É muito importante escolher orquídeas que se adequem às condições que você pode proporcionar, pois algumas crescerão felizes em condições normais de cultivo, como áreas protegidas entre árvores, enquanto orquídeas de origem tropical não prosperarão em áreas mais frias, a menos que uma estufa aquecida possa ser fornecido.

As orquídeas australianas mais conhecidas no cultivo são, sem dúvida, as orquídeas Dendrobium. Os espetaculares sprays de flores roxas da orquídea Cooktown (D. bigibbum) proporcionam seu emblema floral, no entanto, a área de Cape York limita seu potencial de cultivo ao ar livre nas áreas do sul do continente.

A miniatura de orquídea da rocha (D. kingianum) e sua prima maior, o lírio-da-rocha (D. speciosum) são ambos litófitos amplamente cultivados, que são facilmente cultivados sob condições externas, com exceção dos climas mais frios. Além disso, existem numerosos híbridos que ampliam a paleta de cores para os entusiastas das orquídeas, que muitas vezes são cultivadas em sombreados ou sob árvores em áreas temperadas a subtropicais.

Cymbidium suave- orquídea epífita
As orquídeas fadas (espécies e híbridos de Sarcochilus) são apropriadamente chamadas por suas delicadas flores pequenas, mas geralmente abundantes, sendo algumas espécies deliciosamente perfumadas como um bônus adicional. Algumas espécies são epífitas e outras litofíticas de uma variedade de climas, por isso é importante estudar as necessidades individuais das espécies específicas ou híbridos que você deseja cultivar. Algumas das orquídeas de fadas híbridas são lindamente padronizadas em rosas e roxas (por exemplo, "Bobby-Dazzler" e "Velvet") e laranjas (por exemplo, Armstrong). ??) e valem o esforço extra que precisam para prosperar.

A Austrália tem uma rica flora de orquídeas terrestres que são geralmente pequenas, mas incrivelmente bonitas. Eles também são bastante específicos em suas necessidades crescentes e é essencial estudar suas necessidades individuais para garantir o sucesso. Muitas das orquídeas terrestres nativas dependem de relações com fungos benéficos que habitam seus sistemas radiculares e, infelizmente, esses fungos são difíceis de estabelecer e manter em condições de jardim. Uma complicação adicional é que muitas espécies terrestres também têm períodos de dormência, muitas vezes no verão depois de florescerem e durante esse período elas podem estar propensas a apodrecer.

Existem algumas espécies de orquídeas nativas de flores de grande porte, como a orquídea pântano (Phaius tankervilleae) com vistosas flores brancas de 12cm, sendo o interior uma mistura de carmesim e canela marrom.

Dicas importantes.

Depois de decidir qual tipo de orquídea deseja cultivar, o próximo passo é decidir onde colocála. Você pode optar por mantê-los em vasos ou naturalizá-los no jardim. Pesquise como a espécie escolhida se desenvolbe e tente copiar isso o mais próximo possível. Por exemplo - Dendrobium speciosume kingianum naturalmente crescem em estantes de rocha e debaixo de árvores, dando-lhes alguma drenagem, proteção contra o sol mais quente e nutrientes da folhagem de folhas caindo e os excrementos de pássaros. Encontre um local próximo a um arbusto, árvore ou estrutura, e use um pouco de mistura comercial de orquídeas, de folhas e de casca de pinheiro para plantá-lo. Você pode usar potes. As plantas irão florescer em um novo crescimento, então se suas plantas estão apenas sobrevivendo e não florescendo, algum cuidado extra com rega e algum fertilizante líquido diluído irá impulsionar o novo crescimento para a próxima estação de floração.

Orquídeas epífitas podem ser fixadas a junções de galhos ou cavidades em árvores com alguns cascas e folhas, que conterão nutrientes.

As orquídeas epífitas e litofíticas, como a Dockrillia linguiformis, podem ser fixadas em placas de cortiça. Eles precisarão regar diariamente nos meses quentes, mas menos rega no inverno será benéfico e pode estimular a floração da primavera.

Comentários

Postagens mais visitadas