CUIDADOS COM OS DEFENSIVOS

     Quase todos os produtos usados para combater pragas e doenças são tóxicos e muito perigosos para os animais domésticos e para o próprio homem. Os industrializados devem ser mantidos em suas embalagens originais, mas seria bom, mesmo para os preparados em casa, você acrescentar uma etiqueta bem grande dizendo “veneno” e guarda-los fora do alcance das crianças e dos animais domésticos.
     Nunca aplique defensivos em dias de muito vento e nas horas de sol forte. O melhor horário é à tarde e sempre com as costas voltadas para a direção do vento. Como são muito voláteis, habitue-se a usar máscara quando for pulverizar. Estas máscaras, que custam uma ninharia, são fáceis de encontrar em qualquer loja de insumos agrícolas. Do mesmo modo as roupas usadas durante o trabalho devem ir imediatamente para o cesto de roupa suja, e seria muito aconselhável tomar um copo de leite e um bom banho em seguida.

INFORMAÇÕES ÚTEIS SOBRE AGROTÓXICOS

     Ao adquirir um produto agrotóxico:
     Verifique o grau de toxidez para adultos, crianças, cães, gatos, pássaros, etc.
     Toda embalagem vem uma tarja colorida numerada de I a IV (em algarismos romanos) que significa o seguinte:
     I – Tarja vermelha: extremamente tóxico.
     II – Tarja laranja: altamente tóxico.
     III – Tarja azul: medianamente tóxico.
     IV – Tarja verde: pouco tóxico.
  • Para o manuseio seguro destes produtos, deve-se usar máscara, luvas, mangas compridas, calça comprida e usa-los em, dias sem vento, com temperatura abaixo de 25° C, sem incidência solar direta.
  • Observe se não há incompatibilidade em misturar um agrotóxico com outro (ver bula).
  • Veja o pH da água. Para obter o máximo rendimento do produto, o pH da água deve estar entre 5 e 6 e isto se consegue adicionando 8 gotas de vinagre por litro à água que se vai usar. Como o fabricante não informa nada disso na bula, é importante usar o produto imediatamente após misturá-lo à água, porque muitas substâncias sofrem HIDRÓLISE, que é a decomposição do produto por reação química com a água tornando-o inútil.
  • Procure utilizar agrotóxicos a base de água e citronela, por ser menos tóxico para as orquídeas.
     No meu ponto de vista sou contra os defensivos a base de produtos tóxicos, porque além de causarem mal a saúde traz sérios problemas ao meio ambiente. 

Comentários

Postagens mais visitadas