O QUE FAÇO AO ADQUIRIR UMA ORQUÍDEA?

       Alguns leitores me perguntam o que fazer quando adquirem uma orquídea exuberante que pouco tempo depois de sua floração ela começa a perder sua exuberância.
       É nesse momento que se cometem alguns erros, em vez de tentar ajudar na adaptação da orquídea acabam por matá-la pelo excesso de cuidados.
       Vamos ver: Quando se retira uma planta de um lugar para o outro ela leva um tempo para se adaptar. O local de onde foi retirada oferecia certas condições de luminosidade, temperatura, humidade, nutrientes, recebia regas em determinados espaços de tempo e hora. É como alguém que muda de um prédio para o outro, um tem play com piscina e garagem e o seu apartamento é fresco porque o sol da tarde não incide, agora vai para um prédio que não oferece essas condições. Então se faz a seguinte pergunta: Você consegue se adaptar à nova realidade?
       Há outro fator importante e que a maiorias das orquídeas entra em um estado de dormência após a floração em que não projeta novos brotos. E nesse momento pensa em dar uma ajudazinha à planta achando que é falta de água e a encharca matando suas raízes, ou que é falta de adubo e joga em excesso e consequentemente acaba queimando suas raízes.
       Cultivar orquídeas é hobby prazeroso que leva a um estado de relaxamento aprendendo no dia-a-dia apreciar a planta que está em suas mãos sabendo que ela dará retorno no seu tempo.
       É claro que em nossos dias a correria com trabalho, casa, etc., levam o homem a um estado de estresse que ele nem percebe e que o leva a querer as coisas para ontem.
       É bom para a saúde passar algum tempo apreciando a beleza não só da flor, mas da planta em seu aspecto geral. Há tantos aspectos que passam despercebidos pelos olhares desatentos, mas ao olhar mais atentamente percebe-se que há mais...
       Ofereça à sua planta logo após as flores murcharem um lugar com condições que ela venha se adaptar com iluminação, humidade e temperatura adequada à espécie.

Comentários

Postagens mais visitadas