Como cultivar orquídeas com luz artificial.


Jardineira provida com duas lâmpadas fluorescente de 18 watts cada.

Você pode estar perguntando se é possível que uma orquídea venha a se desenvolver satisfatoriamente e com boa floração com luz artificial? A resposta é sim.

Considerar o cultivo de orquídeas sob luz artificial quando se deseja ter uma orquídea em casa, onde por determinados motivo não é possível oferecer luz adequada à planta, o que ocorre geralmente com quem residir em um apartamento; ou simplesmente por aqueles que de forma ou outra tem a curiosidade de desenvolver tal cultivo.

De antemão vamos deixa claro que nem todas as orquídeas irão desenvolver flores com este tipo de cultivo, neste caso os Cymbidiums e Vandas dependem de maiores intensidades de luz, o que as lâmpadas fluorescentes não podem suprir. Mas para nossa alegria as Phalaenopsis e Paphiopedilums irão se desenvolver muito bem.

O truque no caso é a utilização de 2 tubos de lâmpadas fluorescentes que devem ficar a uma distância de 10 cm a 25 cm da orquídea e oferecer luz durante 14 a 16 horas diárias.

Os tipos de lâmpadas fluorescentes são tubos de 18 a 40 watts que devem ser trocados ante de encerrarem a sua vida útil, pois chegam a perder 30% de sua luminosidade até o final de sua vida útil.

O período de luz diária pode variar conforme a estação do ano se é inverno reduza 2 horas de exposição, quando chegar à primavera aumente para 2 horas de exposição, pois são esses ciclos luminosos que favorecem o surgimento de pendões florais. Há outro fator que pode favorecer o surgimento de um número maior de floração se se tratando de um híbrido e sua correlação, porém não será detalhado este assunto agora. Ainda se tratando do assunto tem plantas que precisam de noites maiores para florescerem, nesse caso é só diminuir a exposição diária de luz; quanto a plantas que necessitam  de noites curtas para florescerem aumente o fotoperiodismo.

O crescimento de orquídeas dentro de casa faz apresentar desafios não enfrentados por aqueles que têm estufas. Mas, inegavelmente, a iluminação artificial faz com que seja possível para muitas pessoas o cultivo de orquídeas, caso contrário frustraria muitos amantes se isto não fosse possível.  O que realmente importa é a recompensa de ter um bom exemplar de orquídea florescendo sobre seus olhares.

Comentários

Postagens mais visitadas