Cultivo de Orquídeas em apartamentos.



Cultivando orquídeas em apartamento.

O início do cultivo de orquídeas era uma tarefa empírica, tornando-se um desafio a sua cultura. Eram tiradas das matas nativas e acomodadas em vasos na tentativa de domesticá-las, dessa forma perdiam-se muitas plantas. Mas sua beleza exótica levou a busca de encontrar formas para seu cultivo e desenvolvimento, já que a sua reprodução era algo completamente complexa para época.

Com o aperfeiçoamento de técnicas de cultivo de orquídeas é perfeitamente possível o cultivo de orquídeas em ambientes urbanos fora de seu habitat que são as matas de onde originaram, isto é, em apartamentos.

Muitas espécies de orquídeas foram ao longo do tempo melhoradas geneticamente tornando-as mais adaptáveis o seu cultivo e para oferecer um espetáculos de cores e flores. Além de serem plantas que a natureza esculpiu ao longo do tempo, a sua forma exótica que tanto encanta e intriga o homem. Essas plantas foram melhoradas e seu cultivo adaptado pelos orquidófilos com o intuito de atender aos seus caprichos com o desenvolvimento de tecnologias capazes de imitar as condições que a natureza oferecia. Tecnologias essas no desenvolvimento de vasos que possam acomodar as raízes e oferecer bom escoamento d'água e em alguns casos luz e aeração conforme se dá seu crescimento; composto para substratos que oferecem aeração, umidade adequada e características físicas e químicas; adubos desenvolvidos químicos ou orgânicos que disponibilizam as orquídeas nutrientes em quantidade e qualidades adequadas; além de defensivos agrícolas específicos.

As orquídeas que mais se adaptam a ambientes urbanos são as seguintes:

Orquídea Phalaenopsis.

Planta rústica e de fácil cultivo, que embeleza e decora ambientes internos de apartamentos com suas belas flores que pedem de uma haste floral.

Orquídea Cattleya.

Possui grandes e belas flores que chamam a atenção pelo tamanho das flores grandes, belas formas e cores intensas e de seu perfume. Duram de 10 a 30 dias. É umas das mais vendidas.

Orquídea Oncidium conhecida também como Orquídea Chuva de Ouro.

Uma orquídea que se destaca por ser de fácil cultivo. Sua floração é abundante com um efeito decorativo de muita delicadeza com suas flores de tamanho pequeno mais de beleza sutil, muito empregada em arranjos florais. Suas flores duram em média 15 dias.

Orquídea Denphal.

Com exuberantes flores, dispostas em torno de elegantes hastes que nascem acima de pseudobulbos em forma de cana, fazem desta orquídea híbrida um sucesso de venda. Ela pode ser encontrada em uma grande variedade de cores e sua floração apresenta uma boas durabilidade.

Orquídea Dendobrium popularmente chamada de Olho-de-Boneca.

Dendrobiums são os tipos de orquídea mais popular no mundo pela sua beleza e facilidade tanto no plantio quanto nos cuidados. Quase todas as orquídeas Dendrobiums vendidas são híbridas ou já nasceram de cruzamentos especiais. É muito empregada em paisagismos. Há nos caso dessa planta um pequeno detalhe para sua floração três meses antes cortar a adubação, irrigar a planta apenas borrifando as partes aéreas duas vezes por semana e deixar em local com muita luz, até a abertura dos botões florais.

Quanto a exigência de luminosidade para seu florescimento.

Todas essas orquídeas aqui citadas necessitam de luminosidades de média a alta para sua boa floração, por exemplo, as orquídeas Cattleyas e Dendrobiums necessitam de boa luminosidade em relação às demais.

Todas essas orquídeas quando floridas podem ser colocadas em ambientes abaixo de suas necessidades de luminosidade, porém logo após perderem as flores devem ser colocadas em ambientes adequados as suas exigências para que voltem a florescer, há não ser que o local tenha uma mediana luminosidade em que nesses locais a Phalaenopsis vão se sair muito bem.

Comentários

Postagens mais visitadas