Como cuidar de uma orquídea após uma tempestade?


Um furacão na rota das minhas orquídeas.


Enfrentamos todos os anos tempestades com rajadas de ventos fortes com ou sem queda de granizo e elevada precipitação de chuva, que culminam com grandes estragos tanto para a sociedade com inundações, desabamentos entre outros. Essa forças tropicais quanto atingem os nossos jardins são a causa provável de danos para nossas plantas no nosso caso orquídeas, que sofrem com ventos fortes e excesso de chuvas durante dias, provocando  ferimentos nas orquídeas e debilitando seu sistema de defesas e consequentemente  tornando-a suscetível ao ataque de fungos e bactérias.

Como proceder para salvar as orquídeas?


Um exame mais cuidadoso dessas plantas geralmente poderá revelar inúmeros cortes, arranhões e contusões, particularmente sobres as margens das folhas.
As consequências causadas às orquídeas pelos ventos, chuvas e queda de granizo são trágicas, causando cortes mecânicos e fissuras em várias partes da planta além do encharcamento causado pelas chuvas o que pode levar a planta a debilidade e em último caso a morte.


Como cuidar das orquídeas doentes?


As orquídeas que foram encontradas arrancadas e caídas no chão devem ser lavadas em água corrente para retirada de lama ou terra que por consequência estejam impregnadas.
Com as plantas ainda molhadas devemos realizar uma pulverização com uma solução de algicida (produto utilizado em piscinas) na proporção de uma colher de sopa por galão de água (3,6 litros).

Como cuidar das orquídeas que se encontram em árvores?


As orquídeas que estão vegetando em árvores devem ser aplicar a solução acima, e fazer inspeções periódica observando futuras infecções, realizando a retirada de partes doentes e necrosadas e com novas aplicações da solução acima citada.

Como cuidar das orquídeas que estão em vasos?


Em alguns casos há necessidade de trocar o substrato antigo por um novo.
Deixar a planta após aplicação em um local seco e arejado sem molhar durante uma semana.


A planta deve ser observada em todo o seu processo de recuperação, onde pode surgir partes com necroses causadas por infecções, e estas devem ser retiradas com instrumentos de cortes esterilizados e o sobre eles realizar uma nova aplicação da solução de algicida.


A aplicação de uma solução feita à base de hidróxido cúprico (uma colher de sopa para um litro de água) facilmente encontrado em loja de produtos agrícolas ou em garden center é recomendado ou em substituição da solução de algicida ou a realização de ambas. Mas se faz necessário que tal aplicação deve ser feita usando luvas para evitar contato com a pele e evitar também a inalação com máscara se a aplicação for usada por aspersão.
Em relação aos produtos químicos acima citados pode ser substituído por uma solução ou pó de canela.

Nem sempre podemos salvar todas as orquídeas.

Infelizmente algumas orquídeas devido a severidade dos danos causados pelas tempestades terão o seu florescimento prejudicado no ano seguinte ou sucumbiram antes seus ferimentos e possíveis infecções causadas por fungos e bactérias.

Um local apropriado para as orquídeas.

Quando se mora em locais onde há ocorrências de ventos fortes, chuvas torrenciais, chuvas de granitos, manter as orquídeas em um local abrigado é a única solução viável para ter orquídeas vegetando saudavelmente.


Comentários

Postagens mais visitadas