POR QUE NÃO PODEMOS MUDAR A POSICÃO DE UM VASO DE ORQUÍDEA


  
     Para melhor compreensão vamos entender o que é fototropismo.
     Fototropismo ou fototaxia é a designação dada ao movimento dos seres vivos, especialmente das plantas em resposta a estímulos luminoso que poderão ser de frente para a fonte de luz (fototaxia positiva), e em sentido oposto a esta (fototaxia negativa) ou perpendicular à direção desta (fototaxia transversal).
     Por exemplo, o fototropismo nas plantas é tal que o caule apresenta reação positiva, isto é alonga-se em direção à luz, e a raiz reação negativa, conduzindo a um crescimento desta em afastamento da fonte luminosa.
     O que ocorre quando mudamos a posição de um vaso de orquídea é que ela vai ter que gastar energia para corrigir a direção e o crescimento de suas folhas, pseudobulbo e principalmente suas raízes. Com isto a planta diminui sua floração e dependendo da espécie deixa de florir.  No caso de mudas o seu desenvolvimento se torna lento, pois despende muita energia desenvolvendo suas raízes em um sentido e depois ter quer paralisar o crescimento para crescer em outro sentido.
     Não estou dizendo com isto que não se deve mudar a posição de um vaso de orquídea, é claro que pode, o que quero dizer é que quando você muda constantemente a posição de uma orquídea ela deixa de se desenvolver bem, pois ela tem que está dessa forma se orientando constantemente de que forma irá crescer.
     O ideal como vimos não é está mudando a posição constantemente de sua orquídea, mas se for fazê-lo deve ser feito num intervalo de pelo menos 30 dias nesse caso seria para corrigir a posição de um broto que está surgindo e que você deseja dar uma nova direção.
     Procure sempre que possível quando retirar a orquídea de algum lugar colocá-la na posição em que se encontrava.
    No caso de orquídeas com flores você poderá tranquilamente mudar constantemente de posição.

Comentários

  1. Ola minha phalaenopsis deu haste floral no meio da planta porque? Deu dos lados também mas não entendi essa que saiu do meio invés de folhas uma haste.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas