CULTIVO DE ORQUÍDEA VANDA



     Originária do sudeste asiático que compreende a Tailândia, Bornéu, Índia e Birmânia, onde o clima é tropical úmido.  São plantas que vivem bem entre temperaturas que vão de 18ºC e 35°C, com umidade do ar acima de 60% e com alta luminosidade, sendo assim de fácil cultivo no em boa parte do Brasil. Já cultivadas em regiões frias quando as temperaturas caem abaixo de 12ºC deveram ser colocadas em locais mais quentes, por exemplo, dentro de casa ou estufa.



     O seu cultivo em árvores oferece excelente desenvolvimento com boas florações. As Vandas não suportam substrato saturado de água e o uso de vasos é apenas para suporte. Suas raízes aéreas exigem ventilação constante vivendo soltas no ar absorvendo dele a umidade e nutrientes. Uma forma boa de cultivá-la e deixar suas raízes soltas no ar e sobre uma superfície úmida em que esta possa ser um lago, uma vasilha cheia d’água com pedrisco ou bromélias, pois estas acumulam água em suas coroas deixando o ambiente mais úmido. Prefiro regá-las a cada dois dias com uma solução de 1 ml de NPK -20x20x20 para 20 litros de água e adiciono duas colheres de sopa de açúcar, com esta solução não corre o risco de queimar suas raízes. Para quem mora em apartamentos o ideal é regá-las duas veze por dia. 

Comentários

  1. Boas dicas, obrigado por compartilhar
    abraços e boa noite

    ResponderExcluir
  2. Olá,
    Estou passando para lhe fazer uma visita, estou sempre acompanhando suas dicas. No próximo fim de semana teremos uma Exposição de Orquídeas no Jardim Botânico aqui do Rio.
    Beijos e um Setembro repleto de flores.

    ResponderExcluir
  3. Shiley,
    Obrigado por seu comentário.
    Atenciosamente,
    Jonas Aguiar

    ResponderExcluir
  4. tenho apenas uma orquidea, que ganhei, é dessas ai, as vandas,
    como tenho apenas uma,
    qual a medida que deverei diluir num frasco pra pulverizar nela
    pois vc falou de 01 ml de NPK 20-20-20 para 20 litros de água, isso é muita coisa pra mim, rsrsrs

    agradeço a atenção
    JUNIOR

    ResponderExcluir
  5. Conforme esta formulação você poderá pulverizar sua vanda. Parece pouco, porém não é!
    Um grande abraço.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas