O QUE FAZER COM A HASTE FLORAL DA PHALAENOPSIS




     Quando você ganha aquela buquê de flores e no meio vem uma haste de flores phalaenopsis que fica por mais de uma semana decorando a sua sala e depois você joga no lixo, pois então, você sabia que aquela haste pode regenerar uma nova planta e que se for bem cuidada dentro de dois anos ela irá florir? Aqui vai um segredo para obter uma planta idêntica áquela que deu lindas flores.
     Uma forma prática e ecologicamente correta à reutilização de embalagens plásticas, no nosso caso um garrafão de pet d’água, mas nada impede que se utilize garrafas pet de refrigerantes e outras desde que sejam transparentes.
     No desenvolvimento da haste floral de uma phalaenopsis podemos verificar a formação de axilas que nada mais são do que pequenas folhas que não se desenvolveram e guardam uma gema latente. É esta gema latente que iremos estimular o seu desenvolvimento.
     Quando uma haste floral é cortada ela entende que necessita criar mecanismos para sobreviver, então se inicia a formação de keiki (broto) que origina uma nova planta.
     Quando você tem uma phalaenopsis e suas flores já secaram, corte na base do cabo floral deixando apenas duas gemas, o que estimulará a planta a lançar mão da formação de uma nova haste com botões que surgiram de uma das duas gemas. Já a parte que foi retirada se for grande poderá partir em duas e fazer conforme o descrito abaixo.
     O sucesso desse procedimento depende muito das condições da haste que está sendo manipulada, se tem um bom diâmetro e se é uma haste nova ou envelhecida.
     Este procedimento poderá plenamente ser utilizado em cattleya, mas nesse caso em vez de uma haste floral um pseudobulbo em que podemos ver perfeitamente a existência de axilas que foram formadas por folhas que não se desenvolveram perfeitamente.
     Observação: Este procedimento no caso de cattleya levará mais tempo até a formação de uma planta completamente madura. Não é o mais indicado, porém quando dispõe de um único pseudobulbo o procedimento é válido.
     Passo a passo:
1.      Garrafão;
2.      Dê um corte vertical e depois dois cortes horizontais para fazer uma abertura onde será introduzida a haste floral ou pseudobulbo.
3.      Introduza no garrafão uns dois dedos de brita (pedra utilizada na construção civil);
4.      Coloque água até quase cobrir a brita;
5.      Introduza a haste floral ou pseudobulbo no recipiente de forma que a ponta fique mergulhada na água.

Comentários

  1. E como eu sei que tá na hora de tirar da garrafa???

    ResponderExcluir
  2. Quando o broto já estiver com folhas de pelo menos três centímetros e com raízes bem desenvolvidas, se não tiver raízes, aguarde até o desenvolvimento das mesmas.
    Obrigado por sua participação,
    Jonas Aguiar

    ResponderExcluir
  3. A garrafa deve permanecer com a tampa?
    O corte feito na garrafa para passar a haste, fica aberto ou depois fecha com fita crepe?
    A água deve ser trocada todo dia?
    Seria bom se botassem uma imagem real do procedimento, por favor.

    ResponderExcluir
  4. O corte feito é para funcionar como uma porta, não é necessário fita crepe para fechar.
    Quanto a água é só completar o nível sem necessidade de trocar a água.
    Obrigado por sua participação,
    Jonas Aguiar

    ResponderExcluir
  5. Adorei a dica. Vou fazer isso agora mesmo. Obrigada.

    ResponderExcluir
  6. Ganhei uma phalaenopsis florida... caiu as flores tal e eu nao cortei a haste... depois de uns 6 meses notei saindo folhinhas nessa haste... oq isso significa? Oq devo fazer?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não corte a haste floral, espere até que a nova planta se desenvolva ao ponto de ser plantada. Assim terá uma nova planta idêntica a planta mãe.

      Excluir
  7. Qual tipo de ambiente devo colocar o pote plástico com a haste floral depois de realizar os procedimentos descritos? Com luz direta, indireta, vento, sem vento?

    ResponderExcluir
  8. Hugo,
    Você poderá utilizar qualquer garrafa pet de refrigerantes, água, desde que seja transparente.
    Quanto ao local deve ficar em lugar com luz indireta e com bom arejamento.

    ResponderExcluir
  9. Oi Jonas bom dia, algumas duvidas: Devo colocar alguma coisa na água como enraizador, adubo, vitamina B, etc... para ajudar no desenvolvimento? A hate deve ficar em contato com a água ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Débora,
      Não se deve colocar, coloque apenas água.
      Um grande abraço.

      Excluir
  10. Obrigada pela sua atenção e retorno. Um grande abraço

    ResponderExcluir
  11. Ola...os brotos estao na ponta da haste,qual momento q devo cortar a haste da planta??? A haste pode ser cortada em varios tamanhos???

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Claudete,
      Retire os brotos quando cada um tiver no mínimo umas três raízes com aproximadamente 7 centímetros, mais ou menos do tamanho dos dedos de sua mão. Assim o broto da phalaenopsis terá condições de se desenvolver bem.
      Um grande abraço.

      Excluir
  12. Oi, Jonas, tudo bem? Fiz o procedimento, mas, ao invés de keikis, desenvolveram-se brotos de flor.Algumas hastes murcharam ou emboloraram. As outras, não sei o que fazer pra salvá-las. A água parece ter criado um limo esverdeado... Devo trocar? O que fazer? Heeelllp! ,��

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cleide,
      Um dos fatores para isso ocorrer é a luminosidade que está favorecendo o desenvolvimento de botões florais e promovendo o desenvolvimento de algas na água o que está deixando com uma cor esverdeada. Tente colocar em local menos luminosidade.
      Um grande abraço.

      Excluir
  13. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  14. Olá, quanto tempo em média demora para começar a desenvolver o keikes da phalaenopsis?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Marina Romo,
      A partir de 30 dias já dá para começar a visualizar a formação de keikes na haste floral.
      Um grande abraço.

      Excluir
  15. Olá. a haste florada não cabe dentro da garrafa. Pode ficar pra fora e a haste maior pra dentro com a ponta na água como foi dito. a haste quebrou bem no anel da principal e ficou com um anel mais acima e trez galhos floradas e com vários botões.é assim que recupero? pelo que li a principal é saudável e fora a mais de 4G nos. Já troquei o vaso. me ajude. grata

    ResponderExcluir
  16. Olá. a haste florada não cabe dentro da garrafa. Pode ficar pra fora e a haste maior pra dentro com a ponta na água como foi dito. a haste quebrou bem no anel da principal e ficou com um anel mais acima e trez galhos floradas e com vários botões.é assim que recupero? pelo que li a principal é saudável e fora a mais de 4G nos. Já troquei o vaso. me ajude. grata

    ResponderExcluir
  17. A pergunta é : a haste florada com os brotos pode ficar pra fora da garrafa ??até que tenha as flores??

    ResponderExcluir
  18. A pergunta é : a haste florada com os brotos pode ficar pra fora da garrafa ??até que tenha as flores??

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sandra Cavaller,
      O que pode ser feito e colocar a haste floral em um saco plástico, aquele encontrado em supermercados para embalar legumes e frutas. Coloque no fundo do saco uma bandeja com pedriscos e água e encha o saco soprando e amarre o topo. Caso não caiba corte a haste em pedaços menores.
      A haste floral para se obter sucesso na formação de keikis é necessário ter a umidade relativa do ar elevada e este método provê isto.
      Se o caso é que a haste quebrou e quer vê a haste florida, coloque a haste em um copo de água com uma colher de chá de açúcar, após a floração proceda conforme o escrito.
      Um grande abraço.

      Excluir
  19. Pode-se fazer isso colocando as hastes na água com enraizador?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O enraizador poderá inibir a formação de brotos, uma vez que, o resultado que buscamos é a quebra de dormência das gemas que se encontram na haste floral e não a formação de raízes no primeiro momento.

      Excluir
  20. Olá, minhas hastes estão mofando próximo a base. O que eu faço?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gisele,
      Troque a água e coloque um pouco de canela em pó sobre o local, isso ajudará a diminuir a infecção por fungos. Porém o mais importante é o desenvolvimento dos brotos, se estiverem em boa formação tudo bem, pois a haste tende a secar a medida em que os brotos se desenvolvem.
      Um grande abraço.

      Excluir
  21. Olá. fiz todo o procedimento. está com mais ou menos 2 semanas. percebi que a haste está ficando avermelhada, o que pode ser?

    ResponderExcluir
  22. ganhei varias haste de orquídea o que faço todas lilas beijos

    ResponderExcluir
  23. O que fazer com uma muda de orquídea cattleya q ganhei está com uma aste floral a muda contém 3 bulbos corto a aste floral ou planto como está ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia!
      Jorlania,
      Pode plantar com a haste floral. Se os botões estiverem por abrir e a planta se encontra em seu vigor é uma grata surpresa apreciar a floração, caso contrário a própria planta abortará a floração.
      Um grande abraço.

      Excluir
  24. Boa noite . A minha orquidea phalaenopsis já tentou brotar 2 vezes só que o ventro quebrou . Então resolvi cortat a haste pela base . Mas até agora não nasceu nova haste ? Oq fazer para brotar nova haste da base ? Ela só ta nascendo muita folhas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde!
      Sanderson,
      Isto já ocorreu comigo.
      No momento aguarde e ofereça a sua orquídea adubo que seja rico em fósforo que estimulará uma nova floração.
      Um grande abraço.

      Excluir
    2. Obrigado pela sugestão. Sabe me indicar algum.adubo . Eu estou usando o 10-10-10 . Mudei ela de vaso de barro para o de plastico transparente!

      Excluir
  25. Eu ganhei uma orquidea azul (phalaenopsis) sei que a cor azul é artificial, a haste quebrou bem no inicio ainda com flores , eu retirei a parte com flores e dividi em 3 partes a haste porque era grande e fiz o procedimento conforme explicado , coloquei as 3 hastes dentro de uma pet transparente verde , será que há algum problema em ser verde ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Marcos Leandro,
      Pet de cor verde não deve ser empregada neste meio de cultivo. Pois a mesma impede que a planta realize de forma satisfatória a fotossíntese. É por esse motivo que as plantas refletem a cor verde, pois não absorvem esse espectro de luz.
      Um grande abraço e um feliz ano novo.

      Excluir
  26. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  27. Olá Jonas! Muito obrigada por compartilhar seus conhecimentos. Tenho uma phalaenopsis que está enraizada em um pequizeiro... e lá colocarei as próximas mudas. Você acha interessante fazer este procedimento neste local?

    ResponderExcluir
  28. Fiz o procedimento com duas hastes... Há alguns dias já, estão nascendo folhinhas... É um brotinho!!! Mas, nada de raízes, nem indícios, até agora...
    É assim mesmo? Primeiro folhas e depois raízes?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Diogo Costa,
      Sim as folhas surgem primeiro e em seguida vem as raízes.
      Um grande abraço.

      Excluir
  29. Já faz um tempo e os Keikes estão vi folhas até grandes mas as raízes não apareceram ainda. I que fazer.
    Pois as folhas estão murchando. É uma nova haste floral apareceu.

    ResponderExcluir
  30. Qual é a garantia de q vai dar certo? Precisa adicionar algum hormônio?

    ResponderExcluir
  31. ola tenho uma orquidea que cresceu muito mas a haste fica mole,está com flor recente.Posso cortar e replantar?

    ResponderExcluir
  32. Minha haste deu keike, porém, a haste está secando e nada de nascer a raiz. Como faço agora ? Com a haste secando e somente o keike sem a raiz ???

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas