A RARÍSSIMA ORQUÍDEA FANTASMA

Polyrrhiza lindenii


       A Orquídea Fantasma é uma planta da família das hemicriptófitas do gênero Polyrrhiza e é uma orquídea lindíssima sendo uma planta epífita. Ela forma um grande emaranhado nas árvores e seu nome em inglês é Ghost Orchid.  A forma de sua flor lembra a figura de um fantasma tanto como pelas raízes que é um emarando de onde de repente surgem as flores.

       Essa planta é originária da Florida sendo vistas em florestas bem úmidas e também em brejos, já foi vista também em Cuba e Bahamas. É uma orquídea que se encontra na lista de flores em extinção e não é fácil de ser encontrada com colecionadores, possui em valor bem alto e por isso não é muito acessível. Não é uma planta fácil de cultivar e quando é tirada de seu habitat natural acaba morrendo, pois exige cuidados especializados sendo praticamente impossível ter uma em casa. É uma flor protegida pelo estado da Florida estando na lista Apêndice II da CITES.

       A ilustração abaixo deixa claro como deve ser o seu cultivo que depende de alta umidade para sobreviver, pois quando tirada de seu habitat se desidrata facilmente. 

 

       Foi criado um livro e feito um filme com o título: "O ladrão de orquídeas", que relata uma história verídica na Flórida, do excêntrico John Laroche é processado por invadir uma área indígena em busca da raríssima orquídea-fantasma. A escritora Susan Orlean mergulhou, literalmente, no lamacento e muitas vezes perigoso mercado das plantas raras para escrever esta história verídica. Investigou cada passo da vida de Laroche. Entrevistou autoridades, contrabandistas, proprietários de hortos, ladrões, andarilhos, e conversou com orquidófilos, que pagam pequenas fortunas por cada nova espécie de orquídea.

 

Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas