Tudo Sobre Raízes Aéreas das Orquídeas


Conhecer as características únicas das raízes de uma orquídea é fundamental para o bom desenvolvimento nutricional dessas plantas singulares. Você já deve ter percebido que algumas raízes de sua orquídea mergulham no substrato do vaso, enquanto outras raízes parecem ter uma vida própria, sem qualquer inclinação de crescer para dentro do vaso com as outras raízes. Isso é completamente normal. De fato, essas raízes têm um nome: raízes aéreas.

Conhecendo as raízes das orquídeas


As orquídeas nos surpreendem não só pela beleza de suas flores, mas quando olhamos um pouco mais de perto para suas raízes... De suas flores vistosas a suas raízes peculiares, as orquídeas são completamente extraordinárias. Depois de manusear suas raízes, tão diferentes das raízes que estamos acostumados a ver, aguça a curiosidade de entender essa façanha intrigante desta planta.

As raízes das Vandas
são aéreas

Velâmen


Raízes de orquídeas são algumas vezes referidas como raízes aéreas, mas isso não é uma definição suficiente, porque ao contrário da maioria das outras raízes aéreas, as raízes das orquídeas não estão procurando um lugar para se enterrar. Eles realmente vivem no ar. A maioria das orquídeas terá raízes aéreas estendendo-se ao ar, em vez de adentrar no substrato em que se encontra seja em uma árvore ou vaso. Essas raízes estão procurando por um galho de árvore para se anexar. Essas raízes absorvem a umidade do ar e nutrientes que estão dispersos no ar. Essas raízes errantes estão ali para tirar o melhor proveito das condições que as cercam.

Raízes de orquídeas têm uma cobertura chamada velame, que age como uma esponja, absorvendo água e nutrientes. O velame também protege as raízes contra danos mecânicos que possa sofrer. Células especiais no velame transportam a água e nutrientes para a estrela, que é como se fosse uma veia de sangue para orquídeas, que então fornece nutrientes para o pseudobulbo e folhas. 

Raízes Saudáveis


Raízes saudáveis ​​são firmes ao toque e de cor branca a verde. Raízes de orquídeas não precisam ficar verdes o tempo todo. Na verdade, eles só devem ser verdes brilhantes logo após serem regados. Se as raízes estiverem sempre verdes brilhantes, isso pode indicar que elas estão se afogando. Tais orquídeas acabarão morrendo. O certo é que as raízes tenha um substrato com boa drenagem e aeração e que as raízes não fiquem o tempo todo verde, mas que hora esteja verde e hora esbranquiçada para sua boa saúde. Um bom exemplo são orquídeas que estão se desenvolvendo nas árvores, quando chove as raízes ficam logo verdes e logo após a chuva passado dois ou três dias elas ficam esbranquiçadas.

Se você observar uma orquídea morta, antes de descartá-la, reserve um tempo para verificar as raízes. Isso dará pistas sobre a causa da morte e ajudará você a evitar problemas futuros. Raízes podres são facilmente identificadas porque são marrons, mole e oco. Estas raízes são provavelmente o resultado do excesso de água. Há um grande erro que acontece e quando se pega uma orquídea epífita e coloca terra em seu vaso. Isso levará a morte da orquídea pelo fato que a terra não fornecera as condições básica de sobrevivência das raízes quanto as exigências de aeração, drenagem e pelo fato que a terra tem muitos micro-organismo que são prejudiciais a saúde das raízes destruindo-as.

Se a planta ainda está viva, mas as raízes morreram e se transformaram em mingau, a planta ainda pode ser salva. Remova todas as raízes mortas e troque todo o substrato e reenvase mantendo-a firme ancorando-a com um arame, ela voltara a criar novas raízes.

As orquídeas vivem inofensivamente nas árvores, nunca penetrando nos galhos. Suas raízes aéreas são feitas para absorver água da chuva e nutrientes dispersos. Como as raízes não ficam na água, é fácil entender por que regar as orquídeas é tão prejudicial aos sistemas radiculares.

Qual é o melhor momento para replantar?


Raízes emergentes sinalizam que agora é o melhor momento para replantar sua orquídea. Estas novas raízes significam que a orquídea está no início do crescimento ativo e ajudará uma orquídea recém-plantada a ter a melhor chance de se estabelecer em um novo vaso.  Ao envasar, tenha cuidado, pois essas novas raízes são frágeis.

Raízes Aéreas


Raízes aéreas são aquela que surgem tentando fugir do vaso ou simplesmente não adentrando no substrato do vaso. Suas pontas geralmente são pontudas na sua terminação e voltadas para cima.

É certo cortar as raízes aéreas?


Pode ser tentador cortar as raízes aéreas porque elas não se encaixam em nossa ideia de como uma orquídea bonita deve ser. Raízes aéreas desempenham funções importantes para a orquídea. Como as folhas e caules, as raízes aéreas ajudam na fotossíntese. Raízes aéreas também absorvem água e nutrientes no ar.

Rega e Raízes Aéreas


Às vezes, as raízes aéreas podem parecer secas e pode ser tentador regar a orquídea. Para evitar apodrecer as raízes no substrato, não deixe que as raízes aéreas lhe digam quando regar sua orquídea. Em vez disso, olhe ou até toque no substrato de envasamento. Se ainda estiver úmido, espere secar ante de regar.

Se as raízes aéreas estão parecendo secas, você tem várias opções. Primeiro você pode regar as raízes com um frasco de spray. Apenas tome cuidado para não elevar os níveis de umidade acima de 50% em um ambiente doméstico. Segundo, você poderia aumentar a umidade em torno de sua orquídea. Terceiro, apenas deixe que eles estejam assim.

A segunda e terceira opções são as que atendem as necessidades das orquídeas. O melhor a fazer é deixá-las fazer o seu papel, pois a natureza é sábia.

Raízes Aéreas devem ser encapsuladas pelo substrato?


Deixe as raízes aéreas no ar e as demais raízes em vasos no substrato do vaso. Raízes aéreas têm uma camada mais espessa de velame e são fisiologicamente diferentes das raízes que crescem no meio de envasamento. Elas já dizem: “Somos aéreas”.

Deixe-as da forma que são encontradas na natureza


Pode estar até com vontade do cortar aquelas raízes que pendem, mas elas também têm seu charme enquanto a planta cresce.


Comentários

  1. Ótimas dicas; nós é que agradecemos a postagem. Abraço.

    ResponderExcluir
  2. Water Hack Burns 2 lb of Fat OVERNIGHT

    Over 160000 women and men are using a easy and secret "liquid hack" to burn 1-2 lbs each and every night as they sleep.

    It's proven and it works every time.

    Here are the easy steps for this hack:

    1) Go get a glass and fill it up with water half glass

    2) Now do this weight loss HACK

    so you'll be 1-2 lbs lighter in the morning!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas