Orquídea Sapatinho - Beleza e Singularidade da Espécie


As orquídeas Lady Slipper da subfamília das orquídeas Cypripedioideae. Se você ouvir alguém falar sobre uma orquídea “Sapatinho, Sapatinho de Anjo, Sapatinho de Princesa e Sapatinho de Vênus " saiba que são esses os nomes que essa orquídea recebe, e no caso estamos  falando sobre uma planta do gênero Cypripedium , particularmente o Sapaninho, Cypripedium reginae. Eles também podem estar falando de um Paphiopedilum , um Phragmipedium , ou (menos provável) Mexipedium ou Selenipedium . Cada gênero dentro da subfamília é distantemente relacionado aos outros; todos são classificados em suas próprias tribos, exceto Paphiopedilum e Cypripedium, que são parentes um pouco menos distantes e constituem a subtribo Cypripedieae. Híbridos intergenéricos de Paphiopedilum e Phragmipedium são chamados Phragmipaphium .

Todas as orquídeas Lady Slipper têm um labelo em forma de bolsa. A ideia é que os insetos polinizadores caiam dentro da bolsa e sejam incapazes de escapar sem passar pela coluna da flor, onde ela pega as polínias ou as deposita no estigma de outra flor, polinizando-a.
As orquídeas também têm suas duas sépalas laterais fundidas em um "synsepal", posicionado atrás da bolsa.

Cada um dos três principais gêneros de orquídeas Lady Slipper tem requisitos de cuidados muito diferentes, então vou falar sobre eles separadamente.



Orquídea Cypripedium

Estas são orquídeas de clima temperado e geralmente crescem na natureza em ambiente terrestre nos pântanos. Se você quiser cultivá-las, eu espero que você viva em um clima temperado! (Caso contrário, você terá que ser criativo com a geladeira para simular um "inverno" por alguns meses. Algumas pessoas fazem isso com bastante sucesso!)
Escolha um lugar que receba luz direta do sol por algumas horas por dia, idealmente de manhã cedo até às 10h ou à tarde depois das 16h.

Você vai precisa simular um "pântano". A maneira correta de fazer isso é cavar um buraco com cerca de 30 centímetros de profundidade e pelo menos 60 centímetros de largura e cobrir a metade inferior com plástico (para segurar a água). Encha a metade inferior com areia e a metade superior com uma mistura 50/50 de areia e turfa. Em seguida, plantar o Cypripedium no substrato formado. (Se cultivá-las em vasos, você pode usar uma mistura de envasamento semelhante, ou esfagno , e regá- las à medida que elas se aproximam da secura.)

Todos os anos, o Cypripedium vai começar a crescer na primavera, florescer em torno de junho.
Alguns Cypripedium , como o Cypripedium, crescem rapidamente, talvez dobrando o número de flores a cada ano. Outros, como o Cypripedium reginae , o Sapatinho da Dama, vão crescer muito mais devagar.

É melhor escolher uma espécie de Cypripedium nativa de um clima semelhante ao seu (ou mesmo uma que cresce naturalmente como uma orquídea selvagem na sua área!).

Comentários

  1. Excelente artigo, parabéns!
    Agradeço se puder conhecer o meu blog: http://www.orquideasbromelias.com/
    Abraço.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas