CATASETUM ORQUÍDEA QUE POSSUI CURIOSO SISTEMA QUE DISPARA O PÓLEN EM SEUS AGENTES POLINIZADORES

 
     Este grupo fantástico desperta grande fascínio e oferece uma enorme variedade de formas de flores e cores para o apreciador de orquídeas. Nativo do Brasil, México ao Peru nos trópicos americanos, as mais de 100 espécies oferecem um tremendo desafio para distinguir um do outro. Curiosamente, as flores masculinas de espécies estão equipadas com um dispositivo de disparo de antena do tipo que é ligado à coluna. Quando irritado ou colidido por um visitante curioso inseto, desavisados, ele aciona o mecanismo de disparo que dispara antera-pólen  no corpo do inseto, onde ele adere. Este é um dos desenvolvimentos mais peculiar entre as espécies desta família altamente evoluídas - as orquídeas.
     Possuem flores geralmente do sexo masculino ou feminino; raramente são hermafroditas, ou seja, perfeito. Como as flores dos dois sexos da mesma espécie são significativamente diferentes, tem havido considerável confusão sobre taxonomia do gênero. À medida que aumenta o interesse nesses tipos excitantes, espera-se que o esforço ainda mais será dedicado a esclarecer estas questões.

     CONDIÇÕES GERAIS
     Catasetums produzem pseudobulbos carnosos e são caducifólias. Estas características sugerem que a atenção deve ser dada às práticas de rega menores no período de dormência para evitar o apodrecimento dos pseudobulbos.
     Temperaturas refletir o fato de estas orquídeas são nativas de áreas tropicais quentes e crescem durante os meses de verão chuvoso. Durante este período de crescimento, temperaturas diurnas em torno de 24 á 38 graus Celsius são as ideais.
     LUZ
     Catasetums podem ser cultivadas com tanta luz quanto para cattleyas ou tão pouco como para a phalaenopsis.  Geralmente, as flores femininas são produzidas em luz mais intensa, em alguns casos, perto de condições de pleno sol pode ser necessária para obter essa resposta. Como as plantas completam seu ciclo de floração, eles vão perder sua folhagem e requerem menos luz.

     Assista.




















Comentários

Postagens mais visitadas