Semeadura de Orquídeas

Os pequenos pontos verdes são sementes que germinaram
Semeadura asséptica de sementes de orquídeas.
Biologia da germinação:
         
As sementes das orquídeas são muitas vezes referidas como "sementes de poeira", como elas são pequenas e contêm poucos reservas alimentares. Na natureza elas podem germinar, mas não vai crescer a menos que seja infectada por fungos micorrízicos, que fornece as plantas jovens todos os açúcares e nutrientes de que precisa até que as plantas torne-se grandes o suficiente para produzir alimentos por conta própria.

Uma vez que a semente germinou ela produz uma massa bastante indiferenciada de células chama de protocormo. Se tudo correr bem este protocormo vai continuar a crescer durante muitas semanas, meses ou mesmo anos, dependendo da espécie, até que grande o suficiente para produzir folhas e raízes. Em orquídeas terrestres é de vital importância que a relação orquídea / fungo seja mantida durante as fases iniciais da vida da planta, tal como o protocormo é subterrâneo, isto é, "uma estrutura de células que se desenvolve sob a terra com ausência de luz", e não pode produzir qualquer alimento próprio. em epífitas os protocormos de orquídeas são frequentemente verdes, e, assim, pode produzir algum alimento próprio. 

Na germinação in vitro as sementes são germinadas em de vidro ou recipientes de plástico ou garrafas num meio à base de ágar que contém todos os açúcares e sais minerais que as sementes necessitam para germinar e crescer. Existem dois tipos básicos de germinação in vitro: simbiótica e assimbiótica. Na germinação simbiótica as sementes são semeadas com um pequeno pedaço de um fungo micorriza apropriado. Este fungo, em seguida, cresce ao longo dos meios de comunicação, coloniza as sementes germinando em uma relação simbiótica e dar-se a formação do que, presumivelmente, são os protocormos até que produz folhas e tornam-se autótrofos. Este técnica é amplamente usada para a propagação de orquídeas terrestres. Tem a vantagem de que os meios utilizados são muito simples (um dos mais populares consiste de apenas aveia em pó com um pouco de extrato de levedura macerado com pedaços de raízes da planta mãe sobre uma placa de xaxim umedecida com água em um saco de plástico cheio de ar com a boca fechada). Tem a desvantagem de que você não tem a precisão correta da quantidade de fungos micorrízicos, dessa forma não vai desenvolver ou pode vir à paralizar e as mudas virem a morrem. Assim a germinação assimbiótica é comumente usada na propagação de orquídeas tropicais, que tendem a ser mais fácil de crescer. Os meios usados ​​para germinação assimbiótica são mais complexos do que para a germinação simbiótica, como todos nutrientes e açúcares orgânicos e inorgânicos devem estar numa forma facilmente disponível para a orquídea sem a intermediação do fungo. 
               

Formulação do meio de cultura para meio de cultura assimbiótico:

8g de agar
2g de adubo químico 20 x 20 x 20 ou 20 x 10 x 10
30g de açúcar
50g de batatinha
1 litro de água

Procedimento:

Coloque tudo no liquidificador e bata.

Leve a solução ao fogo e com uma colher mecha constantemente para que o ágar não solidifique no fundo da panela. Ainda quente coloque em potes de vidro com 2,5 centímetros de altura do fundo dos potes de vidro, feche as tampas dos potes de forma que fique um pouco frouxa para que aja escape do ar. Depois coloque os postes com as soluções dentro de uma panela de pressão com um pouco de água sobre uma base de forma que os potes fiquem em cima desta base e a água a baixo da base, para esterilização, leve ao fogo e deixe ferver durante 15 a 20 minutos. Deixe esfria os potes de vidros e os guardem durante uns cinco dias em um local sem luz e verifiquem se houver contaminação em algum(s) do(s) pote(s) com a solução, se houve descarte os contaminados. Os potes de vidro com a solução estão prontos para receber as sementes.

Para se obter sucesso neste método é necessário que todos os processos de execução seja feito de forma mais estéril possível, desde a desinfecção das sementes, como do meio em campânulas para manuseio do potes com solução. Se não houver infecção dos poste com a solução a chances de sucesso são grandes. Lembrando que este meio de cultura pode favorecer germinação de determinadas espécies de orquídeas em relação a outras, pois é um método muito empírico.

Protocormos em desenvolvimento

Você poderá gosta de ler:

Comentários

  1. Bom dia! O meio de cultura descrito acima é adequado para Laelia (purpurata, etc)? E Cymbidium?
    Muito obrigado, Ricardo

    ResponderExcluir
  2. Muito obrigado, Jonas.
    Perguntei porque tinha ideia de ter lido, mas não sei precisar nem onde nem o quê, que algumas precisam de um pH mais ácido e outras menos. Eu tenho Laelias (purpurata e lobata) e uma Catleya (híbrido) e gostava de fazer alguns cruzamentos.
    Um abraço

    ResponderExcluir
  3. Sementes de orquideas nativas também germinam nesse meio de cultura?

    ResponderExcluir
  4. vou tentar fazer tenho capsulas de sphonnits cernua

    ResponderExcluir
  5. Boa tarde Quanto tempo leva pra Geminar a semente de Orquídeas cultivado em saco com ar?! Aguardo resposta.. Obrigado

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas