Novas e Intrigantes Espécies de Orquídeas - Orquídea Língua - Orquídea Verrugua - Orquídea Dama da Noite.

Orquídea língua - Cryptostylis leptochila

Uma pesquisa realizada pela Universidade Macquarie, revelou que uma vespa australiana está tão fascinada por uma orquídea Ferver, que no momento em que a vespa está polinizando a flor desta orquídea ele ejacula na flor.

Segundo a pesquisa as orquídeas australianas lingueta seduzem insetos masculinos com sinais falsificados do sexo que imitam aqueles produzidos por insetos fêmeas. As vespas machos Lissopimpla excelsa não conseguem resistir ao acasalamento com as flores das orquídeas língua e acidentalmente fazem a polinização cruzada.

Este romance entre inseto e flor não tem por finalidade prejudicar o inseto que em seu ato desperdiça seu sêmen nas flores e, por conseguinte não o têm para fertilizar a sua espécie e acarretaria considerável custo reprodutivo se as orquídeas inibirem as oportunidades de acasalamento.

Para investigar este problema, os pesquisadores realizaram uma pesquisa mundial de cerca de 200 insetos que são enganados em acasalamento com orquídeas. Curiosamente, eles descobriram que mais de 90 por cento destes insetos polinizadores enganados eram de espécies com um sistema de acasalamento haplodiplóide. Extraordinariamente, fêmeas de espécies haplodiplóide tais como vespas, abelhas e formigas podem realmente produzir prole sem esperma de machos.

"Mesmo sem acasalamento, essas fêmeas ainda podem se reproduzir, porém toda a prole será do sexo masculino", diz Gaskett. "Essas vespas masculinas adicionais consequentes poderiam ser polinizadores importantes para orquídeas, e enquanto alguma reprodução sexual normal ainda ocorrer, o custo da decepção orquídea pode ser atenuado".

"Apesar das exigências extremas que eles colocam em seus polinizadores, as orquídeas língua são incrivelmente bem-sucedidas e têm a maior taxa de polinização jamais descoberta em uma orquídea sexualmente enganosa e, embora não sejam amplamente conhecidas, as orquídeas australianas são realmente líderes mundiais na decepção sexual".




Orquídea dama da noite “Bulbophyllum mocturnum”.

Recente descoberta pelos botânicos da primeira orquídea que floresce à noite a Bulbophyllum mocturnum, encontrada na ilha de New Britaim perto de Papua Nova Guiné. Suas flores abrem às dez da noite fechando ao amanhecer. Foi isto que deixou os pesquisadores intrigados.

Bulbophyllum nocturnum adotou um hábito desconhecido que requer uma investigação mais aprofundada, quanto a vetores polinizadores da flor e entre outros.

A nova espécie pertence a um grupo de plantas que são conhecidas pelas suas flores bizarras, visto que se assemelham a insetos e criaturas marinhas intrigantes, com finos filamentos que os fazem mover de forma irregular na brisa, possivelmente para atrair algum inseto.

Com a descoberta há uma corrida contra o tempo para encontrar novas espécies em florestas primitivas antes que sejam destruídos esses habitats. Novas descobertas podem levar a muitas surpresas no meio orquidófilo.




Orquídea verruga do gênero Porpax.

Está espécie foi encontra em 2013 e coletada por pesquisadores nas montanhas Cardamomo no Camboja, mas apena em 2015 quando floresceu em uma estufa em Londres, descobriu que se tratava de uma nova espécie.

A flor desta espécie de orquídea de beleza delicada e mede um centímetro de comprimento. O que a torna diferente das outras espécies são as grandes protuberância que tem sobre as pétalas.

A expedição realizada por pesquisadores para encontrar novas espécie, passou por situações de perigo, pois a área é frequentada por madeireiros ilegais, traficantes de drogas, para dar segurança a expedição foi necessário a ajuda guardas armados que conhecem a região.

Por que as orquídeas evoluíram em larga escala? Qual o segredo por trás da sua diversidade?
Uma equipe de pesquisadores internacional realizou pela primeira vez um estudo em larga escala sobre sua evolução e diversidade das orquídeas. Em um artigo publicado pelo Proceedings of Royal Society B, a equipe descreva como eles realizaram seu estudo e o aprenderam com ele.

A família das orquídeas é extremamente diversificada entre as angiospermas, com mais de 25.000 espécies, sendo ainda mais que todos os répteis, aves e mamíferos combinados. Mas como elas chegaram a ser tão diversificadas tem sido uma questão de conjetura por muitos anos. Para responder a essa pergunta, finalmente pesquisadores conduziram um filogenia em larga escala (estudo do desenvolvimento evolutivo), utilizando métodos de sequenciação de genes recém-desenvolvidos. Ao todo, eles usaram 75 genes de cloroplastos de 39 espécies, o que representou quase todos os principais grupos de orquídeas. Eles também incluíram 96 parentes de orquídeas no estudo e por também fazer referência a dados de fósseis que elas eram capazes de formar uma árvores genealógica da família das orquídeas e que incluíram a taxa de introdução de novas espécies.


Comentários

Postagens mais visitadas