Tipos de propagação de orquídeas - Propagação da haste - Propagação do entrenó - Propagação por pseudobulbos - Propagação por cortes superiores.

Neste artigo comentaremos sobre as formas de propagação de orquídeas.

Uma da forma de propagação de orquídeas é através da haste floral.

Nesta técnica, um talo de flor é usado para propagação. Se propagássemos Phalaenopsis dessa maneira, estaríamos procurando um caule de flor com apenas a primeira flor aberta ou com até metade das flores abertas.
Botões de flores mais próximos da base do tronco da flor aberto primeiro. Abaixo deles, haverá uma série de botões não desenvolvidos, que geralmente nos referimos como "nós".
O caule da flor é removido da planta e é externamente descontaminado.
O caule é cortado cerca de 1 polegada acima e abaixo do nó, depois mergulhado na solução de descontaminação por  15 a 20 minutos.


Em seguida, a bainha protetora sobre o nó é removida e cerca de 1/8 de polegada é retirada das duas extremidades da haste (acima e abaixo do nó).
O corte é inserido na solução de mídia que está em um tubo ou frasco ou balão que foi previamente esterilizado por autoclave.


Se a operação for bem sucedida, podemos obter até 4 plântulas por nó.
Obviamente, esta técnica produz apenas algumas plantas a partir de um talho de flor da planta original. Podemos obter 10 a 15 plantas propagadas por tronco em oposição aos milhares que podemos obter através da cultura de tecidos.


Devido ao rendimento limitado e ao procedimento intensivo em mão de obra, as plantas propagadas por haste tendem a serem muito mais caras do que as plantas propagadas através da cultura de sementes ou tecidos.


Por outro lado, a menos que ocorra alguma mutação abominável, essas plantas serão exatamente como a planta da qual foram propagadas.
Estas plantas também têm o direito de ser reconhecidas pelo mesmo nome de variedade que a planta original a partir da qual o tecido original foi excisado.

Tal como acontece com a propagação de sementes e a cultura de tecidos, todas essas operações devem ser conduzidas em um ambiente estéril.

Propagação de orquídea estimulando o entrenó a desenvolver uma nova planta.

Esta técnica é semelhante à propagação do caule, mas em vez de usar um caule de flor como ponto de partida, usamos um crescimento. Muitas vezes é usado com Dendrobiums.
Um crescimento é removido da planta e é cortado entre os nós. As bordas são mergulhadas em um fungicida e, em seguida, inseridas ou colocadas sobre musgo sphagnum, mantidas úmidas.

Se a operação for bem sucedida, podemos obter uma planta por nó, mas geralmente muito menos que tantos nós não desenvolveram uma planta.

Ainda assim, a técnica não requer nenhum equipamento sofisticado, é barata e pode ser feita praticamente por qualquer pessoa.

Essas plantas também têm direito a ser reconhecidas pelo mesmo nome de variedade que a planta original a partir da qual o crescimento foi removido.


Divisões de lâmpadas traseiras ou pseudobulbos.
Este método de propagação de orquídea é usualmente o mais popular.

Algumas orquídeas crescem desenvolvendo um novo crescimento a partir da base da planta. Após vários anos, eles podem ter 5, 6, 10 ou mais pseudobulbos. Podemos subdividir essas plantas para obter dois ou três do original.

Muitas vezes, o crescimento mais antigo ou os pseudobulbos antigos dessas plantas não fazem nada além de removê-los e plantá-los separadamente, eles gerarão um novo crescimento.

Mais uma vez, quanto aos métodos anteriores em que as plantas foram propagadas usando tecido, ou plantas de alimentação, as plantas resultantes de divisões e pseudobulbos também podem ser reconhecidas pelo mesmo nome de variedade que a planta original a partir da qual o crescimento ou bulbos traseiros foram removidos. As plantas resultantes serão idênticas à planta que dividimos ou a partir das quais removemos o pseudobulbo (s).

Propagação de orquídeas através de Keikis.

Algumas orquídeas, principalmente Dendrobiums, são notáveis ​​por produzir keikis, que é a palavra havaiana para "bebês".

Ocasionalmente, Phalaenopsis também produzirá keikis. Algumas espécies geralmente espécies fazem isso, porque são programados em seus genes, outros o fazem quando são expostos a altas temperaturas enquanto desenvolvem um caule de flor.

Keikis desenvolverá as folhas em primeiro plano vindo logo depois o desenvolvimento das raízes. Quando as raízes atingiram cerca de uma polegada de comprimento, podemos remover o keiki da planta mãe e plantá-lo em seu próprio recipiente.   

Keikis será idêntico à planta de que foram removidos e também tem direito a ser reconhecido pelo mesmo nome de variedade, se houver, como a planta de onde eles se originaram.



Cortes superiores é uma forma de propagação de orquídeas que induzir a planta a formar uma nova planta.
Finalmente, algumas plantas, principalmente orquídeas vandáceas, tendem a crescer muito alto. Alturas acima de 1,60m ou mais não são incomuns, tornando-os difíceis de manusear. Estes também tendem a desenvolver novas raízes ao longo do tronco, entre as folhas.
Estes podem ser divididos cortando a porção superior da planta, desde que esta parte superior tenha pelo menos 2 pares ou raízes presas a ela.
A parte restante (parte inferior) da planta, muitas vezes, responde a este ataque, enviando novos brotos de sua base.
Os cortes superiores são, naturalmente, o mesmo que a planta de que foram removidos e também têm direito a ser reconhecido pelo mesmo nome de variedade, se houver, como a planta de onde eles se originaram.

Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas