ALÉM DA BELEZA


     Você sabia que as orquídeas apresentam algumas propriedades e não apenas servem para nos agraciar com sua beleza e seu perfume?

  • Cosmética: O óleo extraído da flor da orquídea é empregado na indústria de cosmética para preparar produtos para hidratação da pele.

  • Alimentação: Uma substância extraída da orquídea, com aparência de amido, ajudou durante os períodos de fome e durante muitos séculos foi produzido na Turquia e no Iraque. Era obtido a partir dos raízes tuberosas de "Orchis" e "Ophrys".
    As flores polinizadas da Vanilla planifolia, uma espécie mexicana, depois de se tornar uma fava era secada e curada para produzir a vanilina que é o princípio ativo da vanila, usada para aromatizar chocolates, doces, tortas e etc...
  • Fitoterápico: A Vanilla Tem como propriedades ajudar a estimular o apetite, tonificar o estômago e os intestinos e  fluidificar a secreção biliar.
  • Têxtil e artesanato: Nas Filipinas e na Nova Guiné, a haste caulinar de algumas espécies de Dendrobium são usadas para tecelagem e para fazer cestas e braceletes. As hastes são postas para secar até ficar com uma tonalidade amarela bem forte, depois são cortadas em tiras finas e usadas para a fabricação de belas peças.
  • Música: Em algumas tribos, a seiva da Cattleya labiata var. autumnalis é usada como cola para uso em instrumentos musicais.
      Na Ámerica Central, os pseudobulbos ocos das espécies de Schomburgkia são usados para fabricar cornetas.
  • Artes Plásticas: Há muito tempo, as orquídeas tem inspirado pinturas. É um tema que sempre atraiu os pintores japoneses e chineses. Muitas espécies de Cymbidium foram pintadas no século XIX por Gyokem Bompon, no Japào e até hoje as pinturas podem ser admiradas no volume XI, por "Gesnhoku Nihon no Bijutsu", no templo de Rokuo-in, em Kioto.

Comentários

Postagens mais visitadas