Manchas nas Folhas das Orquídeas.

Folhas de Phalaenopsis.
A folhas da esquerda recebeu pouca luz
enquanto a da direita luz ideal.
Manchas nas folhas.

Quais as principais causas de manchas nas folhas das orquídeas?

Orquídea folha com a cor escura.

Orquídeas que apresentam folhas verde escuras, parecem ser muito saudáveis, mas a planta não floresce. Então o que fazer?
Isto se dá devido à insuficiente de luz. Mover a planta para um local que ofereça maior intensidade luminosa, a princípio modificará a cor das folhas, dando um tom mais amarelado e promoverá o florescimento.

Uma observação a ser feita é que ter duas espécies como a Phalaenopsis e uma Cattleya juntas recebendo uma mesma intensidade luminosa você se pergunte: Porque uma floresce enquanto a outra não. A resposta é simples, a Phalaenopsis florescerá, pois necessita de muito menas luz do que a Cattleya que por sua vez não responderá com flores. Isto se dá, pois cada espécie de orquídea necessita de uma determinada faixa de intensidade luminosa para florescerem.
Folha de Phalaenopsis murcha,enrrugada
e sem brilho.
Orquídea com folhas murcha.

O que deve estar ocorrendo é que a orquídea não está absorvendo água suficiente, seja pelas raízes ou atmosfera. Verifique o sistema radicular e veja se as raízes são abundantes e se encontram saudáveis, firmes e com coloração branca. Raízes escuras é sinal que estão doentes ou mortas. A umidade atmosférica é outro fator determinante para formação principalmente de folhas com espessura mais robusta. Verifique a necessidade de umidade que sua espécie de orquídea necessita para seu bom desenvolvimento.
                Folha de Phalaenopsis amarela
               devido excesso de luz
Orquídea com folhas amarelas (clorose).

O excesso de luz é uma das causas das orquídea apresentarem coloração amarelada das folhas. Nesse caso é mover a planta para um local com luminosidade menor.

A deficiência de nitrogênio é outra causa. Além do nitrogênio promover o crescimento da orquídea a sua deficiência deixa a planta com folhas amareladas. Adubos ricos em nitrogênio resolverá a causa. Obs.: Os adubos químicos tem uma resposta mais rápida, porém cuidado com o excesso que podem matar a sua orquídea.
Folha de Phalaenopsis com ponta
queimada e amarelada

Orquídea com as Folhas com pontas queimadas e amareladas.

Ponta das folhas de orquídea queimadas e nas bordas da queimadura apresenta uma cora amarelada devesse ao excesso de fertilizantes que causam a queima das folhas quando estas são pulverizadas com fertilizantes. Além de causar a morte das raízes da planta, que causam um colapso no fornecimento de água e nutrientes para as folhas.



Orquídea com as folhas amarelas e logo depois caem.

A principal causa pela queda das folhas das orquídeas é devido a infecção por fungos, como resultado de uma mistura excessiva de encharcamento ou excessiva umidade do ar.
Folhas de Cattleya com manchas
listradas.


Orquídea com folhas com manchas escuras em forma de listras.

Folhas das orquídeas com manchas escuras em forma de listras é causada por uma série de problemas culturais ou por um vírus. Se a causa surgiu devido a um vírus, isso poderá se tornar endêmica caso não haja uma boa assepsia no cultivo, como o reuso da água de irrigação que por vez é o veículo de infecção do vírus ou por ferramentas que não são esterilizadas no trato entre plantas.  O vírus também pode se propagar através de insetos, salpicos de água e instrumento de corte.


Não há cura para plantas atacadas por vírus. Essas plantas podem viver normalmente, apenas o aspecto da planta feio. A única forma de livrar a planta do vírus é através da cultura de tecidos, onde se tira tecido do meristema, que devido ao seu crescimento acelerado o vírus não consegue infectar.
Folhas vermelhas causada
pelo fungo Fusarium.
Orquídea com folhas vermelhas.

Folhas das orquídeas com cor vermelha são causadas pelo fungo Fusarium em Phalaenopsis e híbridos similares caracterizam-se por pequenas lesões amarelo-castanhas nas raízes. As áreas coloridas aumentam de tamanho à medida que os manchas de podridão seca aparecem com suas constrições típicas. No pescoço da raiz o tecido se torna duro e preto com podridão. Com o aumento da infestação, as áreas de podridão seca na base das folhas se tornam maiores e em uma superfície rosa de alta umidade nas áreas de podridão seca. As folhas mais novas de Phalaenopsis tornam-se extremamente avermelhadas, há formação de clorose e, finalmente, as folhas caem e a planta começa a morrer. As folhas mais velhas tornam-se frequentemente coriáceas e secas. Em algumas variedades, o fungo Fusarium também pode danificar o talo de flor produzindo manchas escuras e secas, as flores caem prematuramente. Em Paphiopedilum, A infecção geralmente afeta os lugares de inserção da raiz e a base da folha. A podridão aquosa aparece, as folhas individuais podem então ser puxadas para fora da bainha da folha. A doença progride relativamente devagar. Um suporte pode ser infestado por vários meses sem que as plantas morram. A parte saudável da planta muitas vezes forma muitas raízes novas. Mas geralmente as depressões de crescimento marcadas são um sinal seguro de uma infecção por Fusarium.
Folhas de Cattleya com mancha preta
causada por queimadura de sol.

Orquídea com mancha preta nas folhas.



Folhas da orquídea com manchas pretas, secas onduladas cor de palha ou escura.

Provavelmente causada pela queimadura de sol ou luz excessiva sobre as folhas.
Obs.: A maioria das orquídeas não suportam luz direta do sol.
Queda de folhas nas orquídeas

Também pode ser causada pelo colapso de tecido foliar causado por choques térmicos. Regas com água muito fria e temperatura muito baixas são as causas.

                            Folha de Phalaenopsis com mancha marrom.
Folha da orquídea com mancha marrom aquosa ou límpidas.

Folhas da orquídea com mancha marrom aquosa é causada por infecção bacteriana que deixam as folhas com uma mancha marrom com aparência de molhada com mau cheiro e que se expande rapidamente, tornando a folha inteira macia e viscosa.

O que fazer: Remover a parte afetada com uma ferramenta cortante com uma boa margem de segurança, melhorar a circulação do ar reduzindo a umidade do ar e parar com a rega dando em espaço de uma semana para retomar a rega.

Sua ocorrência se dá nos períodos mais úmidos do ano.


Manchas nas folhas!
Manchas nas folhas das orquídeas!!!





Comentários

  1. Parei de ler quando vi que você escreveu "menas luz" 🤦🏻‍♀️

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico impressionada ao ver a arrogância do ser humano , vem aqui encontra um conteúdo verdadeiro e que ajuda, e tem coragem de querer desmerecer o Dono do blog por causa de um erro de português. Aff +empatia por favor!

      Excluir
    2. Concordo com você, até porque não se trata de uma aula de língua portuguesa e sim tratamento para orquídeas que estão com algum tipo de doenças !!

      Excluir
    3. Meu pai era advogado, foi promotor de justiça e até prefeito de Pará de Minas, um dia conversando comigo, me disse que cultura não tem nada a ver com escrita, com escola, com diploma. Falou que tem pessoas que nunca foram numa faculdade e podem dar aulas para aqueles que tinham ido. Falou que aprendi a muito com os lavradores, com os criadores, com todos que tinham algo para ensinar. A pessoa que escreveu "menas" pode não ser muito culta, mas isso nao impediu que ela passasse a mensagem, que desse o recado, que ensinasse.

      Excluir
  2. "Menas" não existe! Achei bem explicado, mas o "menas" realmente tira a credibilidade.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você acabou de tirar a tua credibilidade com essa sua arrogância. Menas ou Menos não importa aqui, e SIM como cuidar das Orquídeas.

      Excluir
  3. Obrigado pelas dicas. Salvaram a minha orquídea q estava com queimaduras por excessiva exposição a luz.

    ResponderExcluir
  4. Obrigada. Acabo de descobrir o motivo das manchas nas minhas orquídeas. Uso água de poço artesiano, a água é mto fria e causou queimaduras.

    ResponderExcluir
  5. Adorei as dicas . Parabéns. Tenho orquídeas mas confesso que erro mais com a phaleanopolis. As minhas estão com folhas escuras e algumas queimaram de sol pequenos pontos kkk não encontrei o meio termo ainda. Tenho uma phal, que está com uma muda na haste da matriz e percebi que a muda (com 2 folhas e uma raiz) esta emitindo 2 penas hastes de floração . Pergunta eu corto ou deixa a planta "decidir" se vai florir? 😊 Obrigada desde já!

    ResponderExcluir
  6. Me ajudou muito . Tenho problemas com as pragas nas orquideas obgd .

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas