quarta-feira, 19 de janeiro de 2011

RECEITAS CASEIRAS PARA COMBATER PRAGAS NAS ORQUÍDEAS









  • CALDA DE SABÃO E ALHO: Amasse 3 dentes de alho e misture com uma colher de sopa de sabão de coco em raspas ou em pó. Dilua em 1 litro de água quente. Agite bem. Deixe esfriar. Coe e coloque no pulverizador. Borrife sobre os insetos. Se a infestação for grande, repita na semana seguinte. O produto pode ser armazenado por até dois dias. Controle: limpeza manual com algodão úmido e utilização de inimigos naturais (joaninhas). Quando a incidência é grande, pulverizar uma solução de óleo mineral ou óleo de neem. Indicado para o combate a Cochonilhas brancas ou com carapaça e  pulgões.
  • TINTURA DE FUMO: Base para calda de fumo (10 cm de fumo de corda picado). Colocar os pedaços em um vidro escuro. Acrescentar 1 litro de álcool. Tampar bem e deixar descansar por 7 dias em local com pouca luz. Coar em pano ou filtro de papel e guardar em frasco escuro e bem fechado, ao abrigo de luz e local fresco. Diluir 1 litro de tintura de fumo em 10 litros de água e pulverizar. Previne contra insetos sugadores e mastigadores.
  • CHÁ DE LOSMA: Coloque 30 g de folhas secas de losna em 1 litro de água. Ferva por 10 minutos. Esfriar. Coe em um pano, torcendo para extrair o princípio ativo. USO: dilua essa quantidade em 10 litros de água e pulverize. Indicado para o combate de lagartas e lesmas.
  • ÓLEO MINIERAL OU VEGETAL:  USO: Diluir (1) parte de óleo (soja, etc) em 100 partes de água. Ex: 1 ml de óleo 100 ml de água. Pulverizar sobre a planta. Indicado no combate de cochonilhas com carapaça, insetos-pragas e algumas doenças fungicas.    
  • BICARBONATO DE SÓDIO: Um excelente fungicida contra a antracnose, míldio. Diluir em 4 litros de água uma colher de chá de bicarbonato e 2,5 colheres de óleo vegetal, bata bem, em seguida, adicione meia colher de chá de sabão em pó. Aplicar semanalmente até que a doença desapareça.
  • CALDA DE FUMO + SABÃO: Ferver 100 mg de fumo de corda em 2 litros de água por 5 minutos. Esfriar. Coar esse preparado e misturar com 2 colheres (sopa) sabão de coco em pó. Acrescentar 2 litros de água. Misturar bem. Aplicar sobre as plantas atacadas. Indicado no combate de percevejos, besouros, pulgo~es, cochonilhas e trips.
  • SULFATO DE COBRE: Diluir em 1 litro de água, 2 colheres (café) do sulfato. Pulverizar a cada 15 dias. Cuidados: Não aplicar em temperatura acima de 32ºC. Não aplicar em plantas com flor. Proteja folhas e rizomas. Indicado para as doenças fúngicas e bacterianas.
  • ÓLEO DE NIM: Extraído de uma árvore indiana. Encontrado em lojas agrícolas. USO: Diluir 4 cc de óleo de Nim em 12 litro de água. Pulverize a planta.toda. É um repelente de insetos.
  • FUNGICIDA NATURAL: casca de cebola (1 prato fundo),casca de alho (1 prato fundo), canela em pó (1 pacote), 2 litros de água. Faça um chá e deixe em repouso por uma noite. No dia seguinte, coe e borrife nas plantas; não se esquecendo de borrifar as folhas por baixo. Fazer caldo forte de casca de cebola e aspergí-lo nas telas e madeiramentos de seu orquidário. Espanta as formigas e reduz colchonilhas e pulgões.

7 comentários:

  1. Vou testar essas receitas.minhas orquideas estão apavoradas com essas pragas.

    ResponderExcluir
  2. So tome cuidado para não exterminar as joaninhas...e as lagartixas.. Elas agem como um inseticida natural.
    As orquideas que minha mãe tem no orquidario, pegaram um fungo terrivel.
    Eu passei uma tarde toda, limpando as folhas das orquideas com calda de sabão e uma esponjinha bem molinha. Salvei todas.
    A observação e a paciência foram fatores primordiais para que tudo desse certo.
    visite o meu blog

    http://fontedeterapia-orquideas.blogspot.com.br/

    abraços

    Simone

    ResponderExcluir
  3. olá amigos, meu orquidário estava tao infestado de lesmas e caramujos, e eu fiquei tao apavorada, que resolvi trocar todo substrato e lascas de pinos.que trabalho que deu, mas ainda estou receosa e vou tentar essas receitas caseiras para ter certeza. espero que de certo. lavei todas as raizes e banhei em salmora, depois lavei novamente em agua corrente.sao aproximadamente 150 vasos.
    abraços.

    ResponderExcluir
  4. Olá... encontrei um minúsculo caracol na minha orquídea, que "sugou" um brotinho da planta. Não consegui retirá-lo, pois se perdeu no substrato. Apesar de ter visto apenas um, imagino que deve haver mais! Como faço para exterminá-los? Obrigado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Alexia,
      Coloque umas fatias de chuchu sobre o substrato durante a noite, no dia seguinte verifique se a parte debaixo da fatia de chuchu tem algum caracol, se tiver retireo. Dessa forma poderá exterminá-los.
      Obrigado por sua participação.

      Excluir
  5. Você conhece um controlador desta espécie Diorymerellus minensis Monte, conforme foto:

    http://www.ellakobiaco.com.br/orquideas/bicudo-comedor-de-orquidea.jpg

    Esta difícil combate-lo.


    ResponderExcluir
  6. Aconselho sempre que possível a não utilização de agrotóxico, pois já já vi os efeitos maléficos em uma pessoa que teve o seu lado direito todo comprometido, pois onde a substância tóxica passava em suas veias, essas secaram causando neclose nos tecidos e o deixando deformado. Tudo veio acontecer pelo uso indevido, pois ele colocou a própria mão no veneno e este entrou em sua pele e foi para corrente sanguínea.
    Deixo este recado como exemplo.
    Esta praga ainda não tive em minhas orquídeas, e pelo visto não é fácil combatê-la.
    Para combatê-la terá que tomar algumas medidas como:
    1 - Cortar as partes infectadas (espata, botão floral e brotos) e queimá-las;
    2 - Use SBP Casa e Jardim pelo baixo grau de toxidade, existem outros que tem uma maior eficácia que são os sistêmico que a planta absorve, nesse último caso deve procura uma casa de produtos agrículas que tenha um agrônomo. Quanto ao primeiro o SBP, irá eliminar apenas os insetos adultos e não as larvas que se encontram dentro da planta;
    3 - As aplicações devem ser quinzenal, no total de 4. Neste caso para matar as larvas que eclodiram dos ovos.
    Obigado por sua participação.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...