ADUBAÇÃO ORGÂNICA EM ORQUÍDEAS

Farinha de ossos
Torta de mamona

 Adubo orgânico são elementos químicos provenientes da decomposição de matéria de origem animal ou vegetal. É o caso dos estercos, farinha de osso, compostos, farinhas e tortas, como a torta de mamona, por exemplo.
     Antigamente, a adubação orgânica era a única possibilidade. No caso das orquídeas cultivadas em vaso, no entanto, estes adubos, quando em estado sólido, têm alguns inconvenientes como: diminuir a aeração das raízes da planta, alterar o pH do substrato e a proliferação de fungos.
Vai aqui algumas receitas.
  •   Composto
70% de torta de mamona
10% de farinha de osso
10% de cinza vegetal
10% de esterco de aves (bem curtido)
misture tudo e coloque a quantidade de uma colher de chá sobre o substrato, na parte traseira da planta, a cada 3 meses.
  •  Calda de esterco
      Num balde de 20 litros de água, deixe em infusão cerca de 1 litro de esterco (5% do volume do balde), por 10 dias.
      Use a calda resultante para diluir na água das regas das orquídeas, numa proporção de mais ou menos 10% de calda para 90% de 
       
     A calda de esterco é o mais indicado para o cultivo, por trazer vários benefícios pela forma com os elementos  encontram disponíveis para serem assimilados pela planta.  É praticamente a forma de nutriente que a orquídea encontra na natureza. Pode ser tanto aplicado nas folhas quanto no substrato.
     Há ainda outros adubos orgânicos que trataremos como mais ênfase.

Comentários

  1. Orquideas gostam de sol ou, se no vaso, prefere ficar na chuva

    ResponderExcluir
  2. Orquídeas em sua maioria não toleram sol pleno, apenas alguns grupos como arundina; outras por outro lado florescem em matas densas com pouca luminosidade no caso da Pelexia macroponda. Em seu caso ao adquirir uma orquídea, busque junto ao vendendor informações como o nome da espécie, se vai bem com pouco ou muita luminosidade, se gosta de pouca ou muita água.
    Quanto a chuva as orquídeas respondem bem quando são lavadas pelas chuvas e têm o seu substrato completamente lavado pelas águas que levam embora o execesso de sais e substâncias presentes no substrato. Porém o excesso de água causa o apodrecimento das raízes, então seja moderado.
    Obrigado por participar e boa sorte com suas orquídeas.

    ResponderExcluir
  3. Uma dúvida.
    a calda de esterco não favorece o ataque por fungos?

    ResponderExcluir
  4. Eu uso NPK e Bokachi nas minhas orquídeas... Será que seria interessante usar mais a calda de esterco, ou seria adubação demais?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Andressa,
      Adubação exagerada levará à morte das raízes. Faça sempre uma adubação moderada observando sempre as recomendações. No primeiro caso adubação com NPK e Bokachi deve ser realizada sempre observando as necessidades de complementar determinados nutrientes que são mais concentrados nas formulações de NPK.
      Um grande abraço.

      Excluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas