A RARÍSSIMA ORQUÍDEA FANTASMA

Polyrrhiza lindenii


       A orquídea fantasma é uma planta da família das hemicriptófitas do gênero Polyrrhiza e é uma orquídea lindíssima sendo uma planta epífita. Ela forma um grande emaranhado nas árvores e seu nome em inglês é Ghost Orchid.  A forma de sua flor lembra a figura de um fantasma tanto como pelas raízes que é um emarando de onde de repente surgem as flores.
       Essa planta é originária da Florida sendo vistas em florestas bem úmidas e também em brejos, já foi vista também em Cuba e Bahamas. É uma orquídea que se encontra na lista de flores em extinção e não é fácil de ser encontrada com colecionadores, possui em valor bem alto e por isso não é muito acessível. Não é uma planta fácil de cultivar e quando é tirada de seu habitat natural acaba morrendo, pois exige cuidados especializados sendo praticamente impossível ter uma em casa. É uma flor protegida pelo estado da Florida estando na lista Apêndice II da CITES.
       A ilustração abaixo deixa claro como deve ser o seu cultivo que depende de alta umidade para sobreviver, pois quando tirada de seu habitat se desidrata facilmente. 

 

       Foi criado um livro e feito um filme com o título: "O ladrão de orquídeas", que relata uma história verídica na Flórida, do excêntrico John Laroche é processado por invadir uma área indígena em busca da raríssima orquídea-fantasma. A escritora Susan Orlean mergulhou, literalmente, no lamacento e muitas vezes perigoso mercado das plantas raras para escrever esta história verídica. Investigou cada passo da vida de Laroche. Entrevistou autoridades, contrabandistas, proprietários de hortos, ladrões, andarilhos, e conversou com orquidófilos, que pagam pequenas fortunas por cada nova espécie de orquídea.

 

5 comentários:

  1. Esta é uma daquelas que eu realmente gostaria de ter... :)

    ResponderExcluir
  2. Certamente encontrarei um exemplar desta orquídea, nas florestas por onde ando

    ResponderExcluir
  3. Muito massa essa orquidea. Eu tambem gostaria muito de ter uma

    ResponderExcluir
  4. Muito massa essa orquidea. Eu tambem gostaria muito de ter uma

    ResponderExcluir

Popular Posts