COMO FAÇO PARA QUE MINHA ORQUÍDEA DENDROBIUM TENHA UMA FLORAÇÃO EXUBERANTE?

       Para que sua Dendrobium tenha uma boa floração ou ainda venha a florescer alguns aspectos devem ser observados, tal como será explicado.


       Um dos principais fatores que interfere no surgimento de flores em qualquer orquídea é a luz. No caso da Dendrobium necessita de muita luz para florir, mas não luz direta. Ofereça luz do sol até às 10h e não deixando ultrapassar deste horário para que não queime as folhas, apesar de encontrar algumas delas vegetando em lugares de clima ameno e a pleno sol. Também poderá expor ao sol sua orquídea a partir das 17:00.

       Outro fator é causar um stress hídrico, pois a planta interpreta com um sinal de que vai morrer, e por sua vez produz flores, frutos e sementes para perpetuação da espécie. Tomando por base isto, começamos dois meses ante do período de floração, no início de julho a provocar um stress hídrico ofertando pouca água a planta, como assim: molhando o vaso uma vez por semana e borrifar água na planta a cada dois dias, apenas na parte aérea. 

 

       É importante lembrar que Dendrobiuns cultivados em apartamentos e em grandes centros urbanos necessitam ainda para florescerem de variação de temperatura entre o dia e a noite demais ou menos 10 graus Celsius durante um período do inverno, o que é difícil de ofertar a planta nesses ambientes que guarda o calor do dia e o liberam a noite equalizando a temperatura ambiente. Porém há sempre uma forma de diblar que é colocar um bande com cubos de gelo e a planta dentro, porém não em contato com o gelo, mas o vaso sobre uma base que o deixe um pouco acima do gelo. Isso fará com que a temperatura caia um pouco. Deve ser feito durante uma semana. Isso só será necessário se realmente for verificado essa variação térmica entre o dia e a noite.

     Temperaturas bem baixas durante o inverno favorecem a uma floração exuberante.

     Se tudo ocorrer bem no início da primavera começara a surgir os botões florais e terá uma linda florada.



Comentários

  1. Parabéns pelo excelente blog!
    Em busca de matérias, fotos, para a Comunidade Orquídeas, criada em 17 de março passado, cheguei aqui!
    Divulguei a postagem "curiosidades sobre as orquídeas", de 03 janeiro de 2012.
    Convido -o (a) a nos fazer uma visita e caso tenha interesse e possibilidade, venha participar com sua experiência! A Comunidade não é de cunho profissional, pois não sou da área, mas sim uma amante dessas lindas e exuberantes flores!
    Deixo o link:
    https://plus.google.com/u/0/communities/114898953387618247808
    Obrigada! Boa semana! Feliz Outono!
    Helô Spitali

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Helô Spitali,
      Agradeço pela sua palavras e me sinto horrado em participar do seu grupo.
      Obrigado,
      Jonas Grangeiro

      Excluir
    2. Obrigada, Jonas!Será bem-vindo!
      Bom fim de semana! Feliz Páscoa!!!
      Helô Spitali

      Excluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas