ENVASANDO MUDAS DE ORQUÍDEAS

    
     Sem retirar a planta do vaso proceda como a imagem, dando um corte com uma tesoura de poda esterilizada deixando três pseudobulbos. Quando surgirem os keikis estará na hora de retirar a muda e envasar.
 
     Com a muda em mãos corte as raízes mortas com uma tesoura de poda esterilizada.
Escolha um vaso que não seja grande ou pequeno e coloque no fundo pedra, cacos de telha ou vaso, desde que, estejam novos ou lave-os com água sanitária e enxague para evitar que pragas colonizem o vaso. Pegue a muda e introduza no vaso de forma que a parte traseira fique encostada no canto do vaso enquanto a outra tenha um espaço de três dedos aproximadamente e preencha o vaso com substrato novo sem compactar. Não afunde os pseudobulbos no substrato, mais os deixe sobre o substrato. Logo em seguida coloque um tutor e fixe a muda de orquídea. É muito importante que a muda fique bem fixa evitando que as novas raízes quebrem as pontas com o balanço.
    Deixe a muda por uns dois dias sem receber água até que cicatrizem as raízes cortadas.

Comentários

  1. Meu caro amigo, estou maravilhada com suas orientações, me sentindo expert até. Tenho me dedicado muito a aprender cuidar dessas lindas crianças, já possuo 4. Só que na empolgação das compras na expo JB RJ esqueci de buscar saber se era a 1ª floração, quanto tempo está no mesmo vaso, quando foi regada e adubada pela última vez. Só sei mesmo o nome delas. Duas com flores e duas mudinhas recém nascidas.
    Logo no início, dois dias depois de estarem em casa, a Denphal apresentou muitas pintas escuras com anel amarelado em volta, tratei e ela esta bem há 15 dias, com 11 flores belíssimas, delicadas e na cor pink; a outra florida é uma Epicattleya que chegou com 3 flores e uma murchou. Essa me deu mais trabalho, de dentro dela saíram 3 percevejos enormes com as pernas muito longas e em duas folhas começou a surgir uma única mancha negra que aumentava de tamanho rapidamente.passei um algodão com álcool e cobri toda a região com canela dos 2 lados das duas folhas. coloquei também em cima do substrato e agora (nesses 15 dias) estao sequinhas as manchas. desidratadas só no local mesmo, Devo cortar essas duas folhas?

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas