Uso de Hormônios e Vitaminas no Cultivo de Orquídeas.

Phalaenopsis além de produzir
 um keiki ela floril.
Dominância apical.

Quando a parte superior de uma planta é danificada, seja por incêndio ou outros fatores o fluxo de auxina é interrompido e a gema dormente que se encontra no ápice passa a produzir auxina e a dominar o crescimento apical da planta. Este é um mecanismo de sobrevivência muito importante que as plantas lançam mão.
Quando adicionamos citocininas nas gemas dormentes basais de qualquer planta quebramos a dormência destas fazendo com que desenvolvam folhas, caules, ramificações e flores sem que a planta seja danificada.
Ao alterar o equilíbrio de auxinas e citocininas em uma planta podemos fazer uso de uma forma muito seletiva de desenvolvimento das gemas que pretendemos trabalhar, sendo assim podemos tirar proveito, como no caso de Phalaenopsis em que a haste floral possui ao longo do seu crescimento várias gemas dormentes e que com o uso de hormônios podemos fazer com que essas gemas se desenvolvam em keikis (plântulas).

Denominação de Reguladores de Crescimento Vegetal?

Quando hormônios vegetais são utilizados para mudar a forma como as plantas se desenvolvem, eles são chamados mais corretamente reguladores de crescimento vegetais ou fitorreguladores.

Uso dos reguladores de crescimento.

Produção de Keikis:
Podemos promover Keikis sem danificar a planta simplesmente melhorando o conteúdo hormonal do tecido meristemático desencadeando a diferenciação celular.
A propagação de keikis em Phalaenopsis pode ser facilmente induzida com BAP citoquinina e vitaminas do complexo B, tais como B1 e B2 em uma pasta que ao entrar em contato com a gema irá quebrar a sua dormência.
O uso de fertilizantes 30-10-10 (NPK) nessa faze favorecerá o desenvolvimento de Keikis, pois nesta fase quando a planta recebe uma adubação mais rica em Nitrogênio desencadeia um desenvolvimento mais rápido do keikis.
Quando os keikis têm cerca de quatro raízes do tamanho de um dedo já podem ser removidos e plantados. Para a retirada dos Keikis torsa a base do mesmo que ele se destacará facilmente da planta mãe e no local da ferida aplique algum fungicida como o enxofre em pó.

Benefícios:

Um dos benefícios importantes da aplicação de hormônios de desenvolvimento apical é o incentivo de gemas adventícias na tentativa de salvar plantas danificadas. Esta técnica pode ser aplicada quando a Phalaenopsis tiver a parte apical danificada. Um sistema radicular saudável pode apoiar estas gemas dormentes a crescer mesmo quando o crescimento primário está danificado. Brotos adventícios respondem bem quando a raiz está ativa e dando suporte para o desenvolvimento de Keikis.

Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas