Orquídea Denphal ou Orquídea Dedrobium Phalaenopsis - Cultivo e Cuidados


É uma orquídea que produz hastes bem dispostas que saem do topo dos seus pseudobulbos com arranjo de flores elegantes. Conhecida popularmente como orquídea Denphal é muito apreciada entre os colecionadores e amantes da orquídea. É encontrada com uma grande variedade de tamanhos e cores.  Sendo sem sombras de dúvidas uma planta muito popular e encontrada em qualquer loja de plantas ornamentais.

Suas flores se assemelham a flor da orquídea Phalaenopsis enquanto a planta em si lembra uma orquídea Dendrobium, o que tem levado a muitos crer erroneamente que seja um cruzamento entre orquídeas Phalaenopsis e Dendrobium, e de também o seu nome levantar dúvidas devido à fusão dos prefixos “Den” e “Phal”. Há ainda uma espécie nativa conhecida como Dendrobium Phalaenopsis que foi descrita em 1880 e que depois teve seu nome alterado para Dendrobium  bigibbum.

Origem da orquídea Denphal.

A orquídea Denphal com vemos não é o resultado do cruzamento entre Dendrobium e Phalaenopsis.

Para fim de conversa a orquídea Denphal na verdade é o resultado da mistura de várias espécies de Dendrobium onde a Dendrobium bigibbum tem uma forte participação.

Mesmo com toda essa controvérsia há alguns entusiastas de orquídeas que se recusam a admitir que haja uma orquídea Denphal, pois na verdade é uma orquídea Dendrobium. O que na verdade aconteceu é que o nome da espécie Denphal se popularizou e assim tem sido chamada.

A orquídea Denphal é originária do sudeste da Ásia e Austrália e se desenvolve bem em temperaturas mais elevadas e com boa luminosidade.

Cultivo da orquídea Denphal.

A orquídea Denphal é uma planta muito rústica e de fácil cultivo, com exuberante floração que dura em média 40 dias. Requer água 2 vezes por semana.  Alguns híbridos quando bem desenvolvidos e com um bom número de pseudobulbos podem produzir flores quase o ano todo.

Luz.

Para se obter um bom crescimento, juntamente com a floração abundante, a orquídea Denphal  requer luz intensa durante todo o ano. A planta pode receber sol direto até às dez horas ou depois das dezessete horas o que favorece em muito para boas florações.
Temperatura.

Um dos fatores que fez com que a planta tornar-se popular é que ela gosta de crescer em faixa de temperatura que vivemos em nossas casas. Desenvolve bem em temperatura que vão desde 14 graus Celsius a 34 graus Celsius suportando bem temperaturas que passam dos 34 graus Celsius até 40 graus Celsius desde que não seja por períodos muito longos, porém temperaturas abaixo de 14 graus Celsius são prejudiciais. Nos períodos de temperaturas altas é o momento em que a orquídeas Denphal cresce mais rápida.

Água.

A rega deve ser efetuada quando o vaso estiver quase seco a seco, por tal motivo o substrato empregado deve possuí boa drenagem, e o vaso da planta deve possuir bom escoamento da água para que não ocorra retenção de água. A rega em geral e efetuada duas vezes por semana.

Fertilizante.

Orquídea Denphal é uma planta bastante ativa, e, portanto, fertilizante é essencial para o bom crescimento e floração. Uma colher de chá de adubo químico 20-20-20 diluído em um galão de água aplicado a cada 15 dias é o ideal.

Umidade.

A planta se desenvolve bem em ambientes com umidade entorno de 50%.
Replantio.

Replantio.

Deve ser feito a cada 2 ou 3 anos .
Se a planta for dividida para formação de novas mudas deve possuir no mínimo 4 canas (pseudobulbos).


A planta quando termina a floração costuma a produzir brotos que formaram novas plantas, e quando estiverem bem desenvolvidos podem se removidos e plantados em vasos.

Comentários

  1. muy buena su plublicación, se lo agradezco pues pude conocer mas de este tipo de orquideas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Odalys,
      Estoy agradecido por sus comentarios, vuelva siempre cuando lo necesite. Sea bienvenida.
      Con el fin de satisfacer sus necesidades.

      Excluir
  2. Muito bom,aprender sobre orquideas é sempre gratificante e hoje aprendi ,mais um pouquinho,muito obrigado.

    ResponderExcluir
  3. Amei saber como cuidar dessa, espécie de orquídea, comprei mais não sabia o nome agora estou por dentro obrigada pelas dicas

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas