QUAL A INFLUÊNCIA DA LUA NA JARDINAGEM

     As leis da gravidade e as diferenças de luz exercidas nas diversas fases da lua influenciam em praticamente todos os líquidos da Terra. Esse fato pode ser observado não só nos oceanos, que têm suas marés alteradas, mas no ciclo menstrual feminino e também na seiva das plantas.
      Por conta disso, algumas atividades no seu jardim e horta são favorecidas ou não conforme a fase lunar.
  • QUARTO CRESCENTE: a seiva vegetal é atraída para cima, o que favorece o crescimento das plantas. Se o gramado for aparado nesta fase, crescera mais. Período é favorável para plantio de cereais, frutas e flores e colheitas de verduras. Além disso, é ideal para fazer transplantes, enxertos e fertilizações químicas.
  • QUARTO MINGUANTE: neste período a seiva das plantas é atraída para a parte de baixo, o que favorece o crescimento das raízes. O gramado aparado nesta fase crescerá mais lentamente. É ideal para plantar espécies que crescem de baixo da terra, como a batata. Fertilizações orgânicas, podas e cortes de bambu e madeiras para construção também são indicados.
  • LUA CHEIA: esta é a fase mais favorável para colher frutos. Nessa época, eles estão mais suculentos. Outras práticas apropriadas para o período são a colheita de ervas medicinal e o plantio de espécies em geral, por meio de sementes.
  • LUA NOVA: nesta época é desaconselhado o plantio de mudas ou sementes, pois a seiva atinge seu pico máximo de retrocesso. Na lua nova as plantas também ficam mais suscetíveis ao ataque de pragas e doenças. Previna-se usando defensivos naturais, como calda de fumo.
     Não poderia de deixar de trazer o assunto, já que tais fatores lunares podem influenciar o planeta e o seres vivos, porque não trazê-lo ao nosso benefício.
     Faça sua sua própria pesquisa quanto ao mencionado, pois os homens do campo observaram certo fatores da natureza e o usaram em seu favor.

Comentários

  1. tenho uma orquidea plantada numa vaso de plastico devo deixa la neste vaso ou trocar por um vaso de fibra de coco

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amauri,
      Só troque de vaso se realmente a planta necessitar, no caso, o vaso está pequeno para a planta ou se o substrato está velho.
      Um grande abraço.

      Excluir
  2. Qual melhor lua para plantar orquídeas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Juliano,
      Lua minguante - As raízes se desenvolvem vigorosamente.
      Lua crescente - Favorece o desenvolvimento de brotações.
      A melhor é a minguante, pois raízes vigorosas significa planta robusta e que respondera melhor na formação de flores.
      Um abraço.

      Excluir
  3. Oi vi em um comentário que final das últimas fases de uma lua pra outra predomina mas a sua influência..poderia me ajudar.quais as fases predominante pra novos brotos e indusao as flores

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Maria Felix,
      A lua quarto crescente favorece ao surgimento de novos brotos, sendo ideal para formar novas mudas e aplicação de adubos que auxiliarão na boa formação de pseudobulbos robustos que produziram uma boa floração.
      As fases da lua de uma forma geral influenciam o melhor momento para se fazer mudas, podas e retiradas de frutos.
      Um grande abraço.

      Excluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas