A CHUVA ÁCIDA CAUSA NECROSE NAS FOLHAS, BROTOS E PSEUDOBULBO


     Aquelas chuvas que caem durante o verão e parte do outono onde suas gotas são grandes com aproximadamente 0,5 cm e dura no máximo de 3 minutos são consideradas chuvas ácidas, pois carregam partículas de enxofre e CO2 e outras, que causam prejuízo à nossas orquídeas, causando necrose nas folhas, bulbos, brotos e qualquer parte atingida que pode levar a orquídea à morte.
Se isso ocorrer com suas orquídeas não se desespere, pegue um regador e molhe suas orquídeas para lavá-las evitando assim prejuízos.
     Uma observação: Chuvas que duram mais de 3 minutos são prejudiciais às suas orquídeas, pois nos três primeiros minutos elas carregam toda sujeira que se encontra na atmosfera e em seguida, a atmosfera se encontra livre desta sujeira trazendo uma chuva limpa que pode ser guardada para irrigações posteriores.
      Um breve entendimento sobre chuva ácida:
     A chuva na verdade é naturalmente ácida devido à presença de dióxido de carbono (CO2), na atmosfera. Com um pH em torno de 5,4, a chuva comum não traz nenhum prejuízo para as orquídeas. Isto porque, a acidez é baixa (a escala utilizada para medir o pH vai de 0 a 14, sendo que 7 é o pH neutro, acima disso é básico e abaixo é ácido). O problema, é que com a queima de combustíveis fósseis como o petróleo e o aumento considerável de dióxido de carbono, enxofre e óxido de nitrogênio na atmosfera (além do normal) fazem com que o pH da chuva caia para algo entre 5 e 2,2 e se torne extremamente nociva ao homem e à natureza.
    




Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas