COMO FAZER MUNDAS DE ORQUÍDEAS


     O procedimento acima pode ser usado tanto na produção de mudas de cattleya , oncidium, e tantos outras que tenham crescimento simpodial.
Ao realizarmos o corte com uma tesoura não devemos retirar a muda de imediato do vaso, mas esperamos até que surja um keiki. Após o surgimento do keiki devemos retirar a muda arrancando do vaso. Como a muda em mãos devemos retirar as raízes que estão mortas, daquelas que ao apertarmos com os dedos sentimos que estão murchas, com uma tesoura de poda esteriliza (passada sobre o fogo do fogão, maçarico...). Corte-as até chegar ao ponto em que a raiz esteja viva. Não corte as raízes vivas, desta forma a muda se desenvolverá mais rapidamente.

          Em cimbidium idem ao procedimento acima. Apenas uma observação: neste caso há o surgimento de dois keikis (brotos) onde retiramos o keiki menos desenvolvido e deixamos o outro, desta forma a planta terá um desenvolvimento rápido até a floração (vide imagem abaixo).

   
  Já no caso de Vanda e orquídeas que tenham crescimento monopodial devemos realizar o procedimento conforme imagem abaixo em que com os dedos quebramos o caule de forma que não venhamos partir a planta, mas ao sentirmos o estralo do caule paramos por aí. Desta forma a seiva encontra dificuldade para subir e logo abaixo surge um novo ápice, enquanto acima surgem raízes. Quando as novas raízes estiverem bem desenvolvidas parte-se a planta.
     No caso de phalaneopsis tanto o procedimento aqui descrito quanto na publicação anterior (veja aqui ) são válidos.


Comentários

  1. No caso da VAnda, e se a planta quebrar? Aconteceu comigo! estou muito triste, agora não sei oque fazer, por favor me ajude!

    Fernanda

    ResponderExcluir
  2. Obrigado por sua visita!
    Não se desespere, isto não é o fim da sua Vanda, ela ainda pode se regenerar em ambas as partes.
    Deixe sua Vanda sobre um prato grande de vaso cheio de pedras e encha o com água, fixe um tutor e prenda sua planta nele. A evaporação da água irá ajudar na recuperação de sua planta mantendo-a hidratada.
    Continue irrigando normalmente.
    É importante que você não fique mudando de posição, deixe a em local que achar mais apropriado. Quando já estiver recuperada poderá colocá-la em outro lugar.
    Um abraço,
    Jonas Aguiar

    ResponderExcluir
  3. Quero Agradecer Pelo O toque Como Fazer Mudas De Vandas

    [ obrigado Jones José ]

    ResponderExcluir
  4. Estou em Portugal e comprei uma vanda,já sem flor mas que me parecia bem.Ao fim de um mês começou a perder a folhas inferiores muito rapidamente e temo que ela vá morrer. pulverizo as raízes que estao muito secas duas vezes ao dia mas nao a vejo melhorar.O broto central parou de crescer e lentamente vai ficando sem folhas.Agradeço alguma dica. Desde já obrigada
    Margarida Santos
    margm@net.sapo.pt

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Margarida,
      Primeiro coloque sua orquídea em um local com menos luz, depois pare de molhar as raízes constantemente, pois isso não vai ajudar, é de fundamental importância para a orquídea que suas raízes estejam quase secas antes de serem molhadas. Não sei se a água de sua residência é muito clorada, pois o cloro queima as raízes, principalmente com essas pulverizações. Molhe as raízes no máximo de 3 vezes na semana se o clima for seco e quente, se for frio e úmido 1 vez por semana, com água abundante no vaso, podendo colocar debaixo da torneira.
      Muitas vezes é normal a queda das folhas velhas que ocorrem com maior frequência quando a mudamos de ambientes.
      Lembre que as orquídeas tem um período em que entram em repouso e param de crescer, mas com mudanças climáticas saem desse estado e retomam o crescimento.
      Pode ser em casos mais raro de que a planta esteja doente por fungos ou bactérias, nesse casso coloque um pouco de canela em pó no olho e no rizoma.
      Espero ter lhe ajudado.
      Um grande abraço.

      Excluir
  5. Bom dia, mudei minhas orquideas e vazo e elas não floreceram mais, adudo de 15 em 15 dias dou água 2x na semana mas elas não florecem, me ajudem! Estão visosas, Mas nada de florir.


    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Unknown,
      Quando se troca de vaso algumas orquídeas sentem stress o que retada a floração.
      pode me dizer de que espécie se trata?

      Excluir
  6. Olá,comprei umas vandas e vieram todas floridas,apoiadas em cachepot com casca de coco,mas fui inventar de colocar esterco nelas,sufoquei as raizes que foram apodrecendo.tirei então todas e coloquei no cachepot com cascas de pino mas estao da mesma forma nada de raizes novas o que faco?? Me ajuda

    ResponderExcluir
  7. Olá,comprei umas vandas e vieram todas floridas,apoiadas em cachepot com casca de coco,mas fui inventar de colocar esterco nelas,sufoquei as raizes que foram apodrecendo.tirei então todas e coloquei no cachepot com cascas de pino mas estao da mesma forma nada de raizes novas o que faco?? Me ajuda

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Catarina,
      Não coloque esterco em vandas, pois o esterco ira queimar as raízes como aconteceu com as suas.
      Deixe as suas vandas sem qualquer substrato e não se desespere, pois em algum momento as raízes voltaram a surgir.
      Vou deixar a baixo o link da minha página que falo todos os detalhes sobre o cultivo de Vandas.
      http://aprendendocomasorquideas.blogspot.com.br/2016/04/dicas-de-cultivo-de-orquideas-vandas.html

      Excluir
  8. Minhas orquídeas estão com fungos, eu acho, manchas marrons, já passei cobre e enxofre várias vezes e não estão melhorando. Gostaria de saber se há algum fungicida sistemico indicado já que os de contato não estão sendo eficientes. Obrigada.

    ResponderExcluir
  9. Minhas orquídeas estão com fungos, eu acho, manchas marrons, já passei cobre e enxofre várias vezes e não estão melhorando. Gostaria de saber se há algum fungicida sistemico indicado já que os de contato não estão sendo eficientes. Obrigada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se sua orquídea todas as vezes que surge uma nova folha nela apresentar pintas, provavelmente sua orquídea pode está infectada por vírus e deve ser isolada das demais, pois não há como se livrar da doença, não existe defensivo que combata a infecção.
      Um grande abraço.

      Excluir
  10. Boa noite, eu ganhei uma 2 vandas e estão com o tronco muito grande e sem folhas, quero saber se posso cortar um pedaço da parte de baixo. Obrigado

    ResponderExcluir
  11. Boa noite, eu ganhei uma 2 vandas e estão com o tronco muito grande e sem folhas, quero saber se posso cortar um pedaço da parte de baixo. Obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rose Ortega,
      Proceda conforme o procedimento acima, provocando uma dobra no caule com certo cuidado,o que força a planta a desenvolver uma nova planta. Quando estiverer com raízes bem desenvolvidas separá-las.
      Um grande abraço.

      Excluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas