UM PATO VOANDO OU UMA ORQUÍDEA.



       Orquídea-Pato-Voador (Caleana major) 

       Caleana grande é uma orquídea terrestre encontrada no leste e no sul da Austrália, que mede 50 cm de altura e chega a produzir duas a quatro flores. A característica marcante de sua flor é sua semelhança com um pato em pleno voo. A sua principal estratégia de ser polinizada é atrair vespões que tentam acasalar com a flor sendo assim enganados, entrando em ação o sensível labelo que se fecha, prendendo o inseto ao corpo pegajoso da coluna, dessa forma levam consigo o pólen para outra flor polinizando-a. Este fascinante ato de polinização por uma planta é conhecido como pseudocópula. Não é atoa que as orquídeas despertam a curiosidade de muitos admiradores. A floração ocorre nos meses setembro a janeiro.
 
       O espécime original desta planta foi coletado no ponto de Bennelong, o local atual da Ópera de Sydney, em setembro de 1803.  Em 1810, a espécie foi publicada originalmente na literatura científica, Prodromus Florae Novae Hollandiae, de autoria do prolífico botânico escocês, Robert Brown.

2 comentários:

  1. Tenho uma matéria sobre orquideas para o seu blog. Precisava que me mandasse um e-mail que eu responderia com a matéria e as fotos nele. O meu e-mail é renatoxb@hotmail.com

    Att. Renato

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nato Ximenes,
      Meu e-mail: ciencia.jonas@gmail.com
      Obrigado pela sua colaboração.

      Excluir

Popular Posts