A Cor das Flores das Orquídeas e Seu Significado - Dia das Mães - Dia dos Namorados - Datas Especiais que Cor de Flor Dar?


A mais cobiçada flor ornamental atrai olhares de todos por ser exótica, bela, delicada, graciosa, fragrância e muitos outros atributos; é sinônimo de amor, luxo, beleza e força. Na Grécia antiga acreditava-se que o futuro pai quando comia tubérculos (pseudobulbos de uma orquídea terrestre” Orchis militaris”) frescos e de grande tamanho daria um menino a sua esposa e se a futura mãe comece uns pequenos tubérculos de orquídeas, ela daria à luz uma menina. Já na era vitoriana, o simbolismo das orquídeas mudou para o luxo, e hoje esse senso de magnificência e esplendor artístico continua, com as orquídeas representando rara beleza e delicadeza. É considerada a flor tradicional do 14° ao 25° aniversário de casamento.

No passado grande expedições com o intuito de enriquecimento pelos autos preços pago pelas mudas de orquídeas trazidas do Novo Mudo (América) para a Europa, dizimavam habitat inteiros e ainda hoje existem caçadores ávidos que negociam com colecionadores internacionais.

A flor da orquídea traz uma mensagem de...

É um presente para o dia das mães, dia dos namorados, aniversários, ocasiões especiais, etc.
É difícil de resistir ao seu encanto e beleza, sendo usada em qualquer ocasião especial com flores que parecem bailar no ambiente adicionando um toque para invulgares buquês florais, ou simplesmente usados como vasos de plantas que dá requinte ao ambiente. E como só isso não bastasse, as orquídeas dão ao mundo o doce sabor da baunilha, também.

Significado da cor das flores das orquídeas.

Enquanto todas as flores simbolizam o amor e a beleza, a cor da flor da orquídea pode mudar o significado pretendido da flor.

Amarelo – Orquídeas amarelas representam amizade, alegria e novos começos. Se você quer desejar felicidades e sucesso para alguém que gosta, portanto, alegre a pessoa de quem você gosta com a delicadeza que suas flores oferecem como a orquídea Oncidium conhecida popularmente de orquídea Chuva de Ouro, e outras como: Cymbidiums , Cattleyas, Dendrobiums.

Azul – Encontram-se orquídeas em todas as cores, porém essa é rara e existe em muito poucos exemplares, e as encontradas como a Phalaenopsis azul que é na verdade colorida artificialmente, quando esta voltar a florescer você verá que as flores virão brancas. Mas essa cor simboliza raridade, tranquilidade e paz. Essa cor de flor de orquídeas traz harmonia à pessoa que se quer bem. Ela também transmite confiança, lealdade e gratidão.

Branco – Orquídeas brancas simbolizam reverência e humidade, paz, inocência e pureza, elegância e beleza e à eternidade.  Se você que declara o seu amor por alguém de forma sincera e comprometida esse é o presente perfeito. Devido a esse significado as orquídeas brancas são encontradas na decoração de casamentos, em buquês de noiva, em recepções. Sendo encontradas com facilidade em Phalaenopsis e Cattleyas.

Laranja – Orquídeas laranja simbolizam entusiasmo, ousadia e orgulho. Para presentear aquela pessoas que alcançou alguma conquista ou vitória. Se alegre com ela e lhe dê uma bela orquídea Cattleya laranja.

Roxo – As orquídeas roxas ou lilás simbolizam admiração, respeito, dignidade e realeza. É a cor de flor perfeita para qualquer ocasião e lugar, se esse é o seu desejo de presentear alguém. A orquídea que se encontra com a flor dessa cor e orquídea Denphal.

Pink – Orquídeas Pink simbolizam graça, alegria e felicidade e também pode simbolizar a inocência e a feminilidade. Essas orquídeas são ideais para dizer “eu te amo”, é a flor perfeita para conquista a sua amada. Muito fácil de encontrar essa cor nas orquídeas Phalaenopsis.

Verde – Orquídeas verdes simbolizam saúde, natureza e longevidade. O seu desejo de presentear alguém para desejar saúde e longevidade essa é a opção correta. São encontradas nas flores de orquídeas Cymbidiums.


Vermelho – Orquídeas vermelhas representam paixão e desejo, mas também pode simbolizar poder e coragem. São flores que simbolizam o amor e a paixão entre casais, é sempre um grande presente para alguém que você ama muito. É sempre um presente muito dado em datas especiais, como aniversários de namoro, de casamento, dia dos namorados, etc. As orquídeas Cattleyas se destacam com um vermelho intenso.

Comentários

  1. Porque minhas phalenopolis estao com as folhas sem brilho?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Denise são alguns fatores que vão desde a luminosidade, deficiência de nutrientes como potássio que dá a cor verde vivo nas folhas, umidade do ar abaixo das exigências da planta e doenças.
      Um grande abraço.

      Excluir
  2. Porque minhas phalenopolis estao com as folhas sem brilho?

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas