Como Fazer Substrato para Orquídeas - Conhecer as Característica de Cada Substrato.

Brita, carvão, casca de pinus e fibra de coco

No cultivo de orquídea é muito importante entender as características físicas e químicas dos substratos, uma vez que, cada formulação de um substrato específico em sua composição oferece determinada condição para o desenvolvimento de uma determinada espécie de orquídea. Então como encontrar o substrato que melhor se adequar para o cultivo de determinada espécie?

Para obter sucesso no cultivo de orquídeas é importante investir na qualidade do substrato a ser empregado.

Antigamente era empregado grandemente o uso do xaxim, pois era considerado um substrato perfeito para o cultivo de praticamente quase todas as espécies de orquídeas, pela facilidade de manuseio de sua estrutura que permitia placas verticais, desfibrado e pó, onde cada uma dessas condições estrutural se adequava a exigência de determinadas espécies. Além de ser um material onde oferecia à planta condições nutricional, aeração e umidade de forma adequada necessitando de pequenas correções nutricionais conforme exigências da planta. Porém o corte indiscriminado levou o governo a proibir a comercialização do xaxim forçando os orquidófilos a procurarem alternativas ao cultivo das orquídeas. Surgiram então alguns novos substratos que alcançaram bons resultado no cultivo de orquídeas.

Substratos para orquídeas encontrado em lojas e supermercado.

Os substratos pré-formulados (misturas encontradas em supermercados, Garden Center e orquidários). Hoje podemos selecionar essas pré-fórmulas de compostos que levam em sua composição: Musgos, fibra de coco, casca de árvores, carvão e outros agregados que melhor se adequam às necessidades das orquídeas. Ou podemos formular nosso próprio substrato ou ainda formado com um único composto.

O substrato quanto a composição.

É vital compreender a importância das propriedades dos compostos do substrato. Sabendo que essas propriedades irão ajuda-lo na produção de um substrato consistente, de boa qualidade e que combine com suas práticas de cultivo.

A durabilidade do substrato.

A maioria dos substratos tem um tempo de vida útil médio de dois anos, podendo ser para mais ou menos dependendo das características de cada substrato. O que acarreta a troca do substrato, não sendo esse o único fator. Seja pela necessidade de espaço para crescimento da planta ou formação de novas mudas.

Quanto a qualidade do substrato.

O substrato ideal deve ter uma estrutura consistente e boa estabilidade com decomposição mínima dos constituintes orgânicos.

O tamanho das partículas influencia diretamente na aeração e na retenção de água, devendo ser observado esse fator conforme a necessidade de satisfazer a planta em suas exigências.

Quanto ao acondicionamento do substrato.

Os tipos de vasos empregados influenciam diretamente na retenção de água pelo substrato, pois vasos de plástico retém a água por mais tempo no substrato diminuindo a evaporação da água, enquanto vasos de barro facilitam uma maior evaporação da água no substrato.

O adensamento do substrato no vaso diminui a aeração e aumenta a retenção de água. O que devemos evitar quando estamos envasando uma orquídea.

Características físicas e químicas dos substratos.

Alguns substratos têm a capacidade de manter os nutrientes e evitar a lixiviação (extração ou solubilização dos nutrientes pela água) dos mesmos e disponibilizá-los para as plantas, esses tais são: argila, fibra de coco, xaxim, musgos, vermiculita e a maioria dos materiais orgânicos. Já os compostos com baixa capacidade de absorver e manter os nutrientes são: areia, pedriscos, isopor, poliéster.

A maioria das orquídeas crescem melhor em substratos com uma faixa de pH entre 5,4 e 6,6, isto é ligeiramente ácido, visto que o pH 7 é considerado neutro e acima desse valor é considerado alcalino. Substratos de origem orgânica têm o seu pH diminuído se acidificando a medida em que envelhece.

A casca de árvores e fibra de coco possuem alto teor de tanino e sais que devem ser diminuído com certas técnicas como deixar a casca de árvore ou fibra de coco mergulhada na água por alguns dias trocando a água para que saia o excesso de tais substâncias e fique apropriado para uso como substrato.

Um bom substrato deve proporcionar uma boa drenagem, circulação do ar e entre as considerações acima citadas, além de estar livre de vírus, fungos e bactérias. Uma mistura em determinadas proporções de variedades de materiais vai proporcionar um substrato que oferece condições ideais para o bom desenvolvimento das plantas.

Composição ideal de substratos para orquídeas. 

As Cattleyas exigem um substrato composto com 50% de casca de pinus, 30% de fibra de coco e 20% de carvão vegetal. A fibra de coco pode ser substituída por esfagnum (musgo).

As Phalaenopsis necessitam de um substrato poroso que ofereça boa drenagem como o substrato utilizado para Cattleyas onde o carvão vegetal pode ser substituído na mesma proporção por pedrisco, brita e isopor.

O gênero Dendrobium ou orquídea Olho de Boneca vai bem em substratos com uma composição de 70% de fibra de coco e 30% de carvão ou brita.

Há orquidófilos que cultivam Cattleyas apenas com carvão vegetal e obtém sucesso em seu cultivo.

O uso de determinados substratos vai depender das exigências do cultivador em relação ao seu método de cultivo.

O uso de determinados materiais ou um único material como substrato vai depender de determinadas técnicas que devem ser empregadas pelo cultivador em obter um bom resultado no crescimento e floração das orquídeas.  Como alguns cultivadores empregam apenas brita que é um material inerte que não disponibiliza para a planta nenhum nutriente e este deve ser complemento pela administração nutrientes por meio de regas programadas, além desse material depender de um número maior de regas por reter pouca água.

Criando o seu próprio substrato.

Existem muitos outros materiais que podem ser empregado como substrato, mas vai depender do bom senso e conhecimento de algumas características que eles ofereçam para que seja empregado com sucesso no cultivo de orquídeas.


Comentários

Postagens mais visitadas