POR QUE NÃO PODEMOS MUDAR A POSICÃO DE UM VASO DE ORQUÍDEA


  
     Para melhor compreensão vamos entender o que é fototropismo.
     Fototropismo ou fototaxia é a designação dada ao movimento dos seres vivos, especialmente das plantas em resposta a estímulos luminoso que poderão ser de frente para a fonte de luz (fototaxia positiva), e em sentido oposto a esta (fototaxia negativa) ou perpendicular à direção desta (fototaxia transversal).
     Por exemplo, o fototropismo nas plantas é tal que o caule apresenta reação positiva, isto é alonga-se em direção à luz, e a raiz reação negativa, conduzindo a um crescimento desta em afastamento da fonte luminosa.
     O que ocorre quando mudamos a posição de um vaso de orquídea é que ela vai ter que gastar energia para corrigir a direção e o crescimento de suas folhas, pseudobulbo e principalmente suas raízes. Com isto a planta diminui sua floração e dependendo da espécie deixa de florir.  No caso de mudas o seu desenvolvimento se torna lento, pois despende muita energia desenvolvendo suas raízes em um sentido e depois ter quer paralisar o crescimento para crescer em outro sentido.
     Não estou dizendo com isto que não se deve mudar a posição de um vaso de orquídea, é claro que pode, o que quero dizer é que quando você muda constantemente a posição de uma orquídea ela deixa de se desenvolver bem, pois ela tem que está dessa forma se orientando constantemente de que forma irá crescer.
     O ideal como vimos não é está mudando a posição constantemente de sua orquídea, mas se for fazê-lo deve ser feito num intervalo de pelo menos 30 dias nesse caso seria para corrigir a posição de um broto que está surgindo e que você deseja dar uma nova direção.
     Procure sempre que possível quando retirar a orquídea de algum lugar colocá-la na posição em que se encontrava.
    No caso de orquídeas com flores você poderá tranquilamente mudar constantemente de posição.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Popular Posts