"COCHONILHA" MANTENHA A DISTÂNCIA ESTA PRAGA



       As cochonilhas pertencem a Ordem Homoptera e à superfamília Coccoidea. É um inseto sugador que prejudica o desenvolvimento da planta além de causar lesões que são portas para entrada de patógenos. Dependendo da infecção pode levar à planta a morte. O inseto infecta a orquídea das folhas até as raízes, prejudicando a estética da planta e o seu desenvolvimento.
       O desenvolvimento das cochonilhas é bastante complexo. As fêmeas depositam ovos dos quais eclodem ninfas. Estas, quando no primeiro estágio, possuem pernas que propiciam a capacidade de locomoção e antenas. Depois da primeira muda (troca de pele) as pernas e antenas se atrofiam e o inseto torna-se séssil, isto é, fixa-se em um determinado local sem sair mais. Ali a ninfa secreta uma capa de cera ou semelhante a uma escama, que é denominada de carapaça.
       Ao adquirir uma orquídea tenha olhar clínico, pois esta praga pode infectar todas as demais orquídeas, preferindo as Cattleyas, Catasetum e algumas espécies de Oncidium entre outras... É claro que há espécies que são livres de infecção como Dendrobium aphyllum e outras...
       A presença de formigas passeando entre as orquídea pode ser sinal de cochonilhas, uma vez que as formigas se alimentam de substâncias adocicadas que esses insetos segregam e em troca as formigas lhes oferecem segurança e as transportam para partes da planta mais tenras.
       Não recomendo uso de agrotóxico na planta, pois além de estar correndo risco a sua saúde e de outros, trazendo consequências ao meio ambiente. Mas não é o fim! Uma receita simples e que se encontra em todas as casas, o óleo vegetal que você usa nas frituras, este mesmo, pincele ou borrife a parte atacada da planta, o que acarretará na morte por asfixia do inseto.


Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas