A fama de flor frágil.

A muitas pessoas ao ganhar uma orquídea de presente, plantam na terra e deixam pegando sol no jardim. Ao longo de alguns dias vão vendo sua orquídea morrendo aos poucos ou quase de imediato, dependendo da resistência da espécie. Isso ocorrer porque a maioria das pessoas desconhecem as necessidades básicas do ambiente em que vivem na natureza, e como tal, acha que uma planta de vaso é como outra qualquer é ai que está o grande erro.

A orquídea por outro lado é uma plantar muito resistente, suas características de sobrevivência e adaptabilidade ao meio que vivem a torna uma planta muito evoluída no reino vegetal. São essas características que falaremos agora.

A natureza é sábia e fornecem as orquídeas aquilo que necessitam, por exemplo: as orquídeas que vivem nas árvores absorvem da transpiração das árvores a umidade que necessitam; as partículas de poeira carregada de nutrientes se prendem as raízes das orquídeas; os troncos das árvores oferecem o suporte ideal; as copas das árvores filtram os raios solares para as orquídeas. São essas condições que devemos imitar da natureza para termos orquídeas vigorosa e com boa floração. É claro que existem condições em que determinadas espécies de orquídeas vivem em ambientes muito adversos de onde moramos e é difícil de imitar, ficando apenas para cultivadores experientes, pois dependem de condições climáticas e ambientes difíceis de serem imitados para se desenvolverem bem. Mas as orquídeas que encontramos a venda geralmente são de fácil ambientação.

No caso acima estamos tratando das orquídeas epífitas que vivem em árvores e são maioria nos quiosques de flores, entre elas estão as phalaenopsis, cattleya , dendrobium, denphal  entre outras, essas são as espécies mais populares.
Não citamos aqui as espécies rupícolas e terrestres.

As espécies rupícolas são as que vivem sobre pedras e as terrestres em geral segue a forma tradicional de cultivo como as demais plantas que estamos acostumados a plantar em vasos com terra.

Comentários

Postagens mais visitadas