Cultivo da Orquídea Dracula lotax.


Dracula lotax orquídea epífita de crescimento cespitoso membro da subtribo de Pleurothallids cujo gênero é proximamente relacionado às Masdevallia. Esta espécie é originária do Equador, vegetando florestas montanhosas, frias com muita umidade. É uma planta muito fascinante e espetacular por lembrar a cara de um macaco sendo assim também denominada: “Orquídea Cara de Macaco”. Mas é chamada de: “Palhaço Drácula”, sendo assim chamada por se assemelhar a cara de um palhaço, quanto a ser chamada de “Drácula”, o famoso vampiro não se encaixa. Também é chamada de “Boca de Dragão”.

São plantas nativas de matas com alta umidade em torno de 80% e temperaturas que vão desde 11º a 27º celsius, o que dificulta o seu cultivo, sendo necessário para o cultivo temperaturas que não ultrapassem estas e com alta umidade do ar, pois a planta não pode ressecar.

O substrato mais indicado é o musgo e de preferência musgo vivo o que vais oferece a umidade necessária que a planta precisa.

O vaso a ser usado deve ter um diâmetro da boda maior o que não é de aconselhado para outras espécies. Este diâmetro deve cobrir a área da circunferência da planta para favorecer um microclima envolta da planta que melhora o seu desenvolvimento.

Quanto à adubação a Dracula lotax é menos exigente e requer um adubo líquido e bem diluído em água que deve ser oferecido quando está em pleno desenvolvimento.

Ofereça água de qualidade sem cloro, deixando a água descansar em um balde aberto do dia para o outro, o que acarretará na evaporação do cloro.

Evite mudar a planta de posição. Não a perturbe.

Temperaturas na casa dos 15º celsius e umidade em 80% aceleram o crescimento da planta.

A orquídea deve ser colocada em um local com pouca intensidade luminosa em relação às Phalaenopsis ou Cattleyas.


O cultivo para ser bem sucedido deve obedecer ao exposto acima para que a planta tenha um bom desenvolvimento e floração, lembrando que a planta é bem exigente no quesito umidade e temperatura, pois este é o segredo para alcançar resultados satisfatórios no cultivo desta fascinante orquídea.

Comentários

  1. como fas a semeadura dessa plantas,cara de macaco ,muito bonita

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A sua resposta está neste artigo:
      http://aprendendocomasorquideas.blogspot.com.br/2016/03/semeadura-de-orquideas.html
      Um grande abraço.

      Excluir
  2. eu posso cultiva la dentro de casa, na sala por exemplo ao lado de um aquario?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Desde que ofereça as condições mínimas que a planta exigir como: luminosidade(60% a 70% de sombreamento); umidade e temperatura, para seu bom desenvolvimento não há problemas.
      Um grande abraço.

      Excluir
  3. A umidade existente no banheiro pode ser útil. ?

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas