Folhas amarelas. O que está acontecendo com sua orquídea?

Phalaenopsis - com excesso de luminosidade
O que fazer quando as folhas de suas orquídeas estiverem amarelando e caindo?

Vamos entender o que realmente pode estar acontecendo com sua orquídea.

Temos que avaliar todos os fatores que estão influenciando o amarelecimento das folhas.  É esta investigação que você fará, pois convives com sua orquídea todos os dias.

Agora vou listar os principais motivos e isto ajudará em sua investigação que levará a identificar o que deve está ocorrendo para que tal fator esteja ocorrendo e evitar erros futuros no cultivo.

Vamos lá:

O que pode estar acontecendo?

As folhas estão com um verde amarelado.
Neste caso, indica que sua orquídea está recebendo mais luminosidade do que devia.

Se for este o caso é só mudar de lugar o vaso que em algumas semanas as folhas recuperaram o verde característico.

Obs.: Alguém diz: minha orquídea esteve sempre naquele lugar desde guando a adquiri. Bem vamos analisa o que foi dito. Lembrando que temos 4 estações e que durante o inverno o foto periodismo e menor em relação ao verão quando o período de luz do dia é maior, além do que a intensidade luminosa é maior nos dias de verão. Na natureza as orquídeas lançam mão das árvores que durante o inverno tem um número menor ou ficam desfolhadas completamente no inverno o que faz com que recebam uma luminosidade controlada para sobrevivência. Sabendo disso podemos afirmar que dependendo de onde o vaso está localizado poderá receber a quantidade de luz adequada no inverno, porém no verão deve ser deslocado para outro lugar com um pouco menos de claridade.


Mas não se preocupe quanto a isso, pois ao adquirir uma muda observe a tonalidade da folha, o que indica que ela deve ficar em lugar que mantenha esta tonalidade, caso esta tonalidade mude para uma cor amarelada é só colocar a planta em um lugar com um pouco menos de claridade ou caso a tonalidade da folha atinja um verde mais escuro faça o inverso, encontrando o meio termo. 
Folha de Phalaenopsis amarelada pelo excesso de água

O excesso de água pode leva ao apodrecimento das raízes acarretando o amarelecimento das folhas como visto na imagem ao lado. Então evite o excesso de água ou acumulo de água no fundo vaso.

A orquídea entrou em stress:
Quando alguém replanta ou muda de vaso a orquídea sofre um stress que provoca o amarelamento e queda das folhas, isso é normal acontecer.

Quando compramos uma orquídea, ela é tirada do lugar de onde estava adaptada e sua adaptação ao novo lugar causa stress, por isso não devemos estar mudando constantemente nossa orquídea de lugar, o que acarretaria stress diminuindo a vitalidade da planta.

Outro fator é o substrato quando está velho, em geral sua durabilidade vai de um ano até três. Neste caso o substrato começa liberar sustâncias tóxicas além da proliferação de microrganismos daninhos as raízes, com pouca aeração deixando de oferecer as condições ideais para o bom desenvolvimento da orquídea, levando a morte das raízes e debilitando a planta.

Deficiência de nutrientes:

As orquídeas desenvolveram em sua evolução um meio de absorção de nutrientes muito evoluído em relação às demais plantas, pois necessitam de pequenas doses comparado com outras plantas, o que levou há tempos atrás alguns orquidófilos a dizerem que não havia necessidade de adubação o que foi revisado mais tarde. No entanto as orquídeas necessitam de uma adubação qualitativa para seu bom desenvolvimento.

A deficiência de potássio leva ao amarelecimento prematuro das folhas mais velhas.

A falta ou insuficiência de nitrogênio tornam as folhas mais velhas verde-amarelas.

A deficiência de potássio levam as folhas novas a afilarem e as velhas apresentarem amarelecimento das bordas.

O excesso de adubo leva a morte das raízes das orquídeas e os primeiros sinais serão visto nas folhas que começam a amarelar e cair. Geralmente isso ocorre no desespero ou desconhecimento de querer ver sua orquídea viçosa e excede a adubação.

Talvez você esteja se perguntando eu não sou nenhum especialista como vou cultivar uma orquídea cuidando bem  dela em minha casa. Não se preocupe, pois em supermercados há em suas prateleiras adubo especialmente desenvolvidos para o cultivo das orquídeas como as proporções adequadas de cada nutriente e a quantidade a ser aplicada.
Vanda com folhas atacadas por fungos
As doenças são outra causa do amarelecimento das folhas:

Doenças causadas por fungos causam pintas escuras no centro e em seu entorno ficam amarelas.

Pulgões e cochonilhas são insetos que sugam a seiva da orquídea e deixam as folhas cheias de pintas amarelas.

E quando a folha atinge a velhice:

É normal quando as folhas atingem sua velhice começarem a amarelar e caírem isso ocorre bem visível nas Phalaenopsis.

Há espécies que antes ou depois da floração começam a amarelar suas folhas e a cair. Como ocorre com o Dendrobium que ante de florir perde suas folhas e algumas espécies de Catasetum que após sua floração perde suas folhas.

5 comentários:

  1. tenho orquideas num vaso de fibra de coco ela é igual a esta que esta na foto com folhas compridas ela soltou brotos e logo depois começou a amarelar e morreu agora eu vou tentar salvar o broto colocando carvao e um pedaço de galhos de coqueiro no vaso para a suas raizes se firmarem e ele crescer e florir

    ResponderExcluir
  2. Oi minha Vanda esta como essa da foto estou com medo de perde-la o que fazer ou usar?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bernadette,
      Use a fórmula abaixo.
      SULFATO DE COBRE – Combate doenças fúngicas e bacterianas. Diluir em 1 litro de água, 2 colheres (café) do sulfato. Pulverizar a cada 15 dias sobre as folhas. Cuidados: Não aplicar em temperatura acima de 32ºC.
      Um grande abraço.

      Excluir
  3. Minha orquideas está com o bulbo verde mas suas folhas estão amarelo se o que pode ser isto

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amauri,
      Qual é o gênero da orquídea?
      Um grande abraço.

      Excluir

Popular Posts