Sabugo de milho como substrato para orquídeas.

Sabe aquele sabugo que você joga fora após saborear um milho verde cozido quentinho com aquela manteiga por cima. É com este material que iremos usar como substrato para algumas espécies de orquídeas. 
O sabugo de milho merece nossa atenção, pois é de fácil obtenção e ainda estamos dando uma contribuição para natureza quando reciclamos.
O sabugo possui umas características desejáveis no cultivo de orquídea, pois é rico em nutrientes uma vez que resíduos de grãos de milho é a própria composição orgânica do sabugo  proporciona  um bom desenvolvimento da planta, além de ter boa drenagem da água pela posição como fica no vaso.



O sabugo de milho pelo seu diâmetro e tamanho é mais indicado para o cultivo de micro orquídea como no caso da figura em que vemos uma sophronitis . Vou abrir aqui um parentese sobre a sophronitis está pequena orquídea que não gosta que suas raízes fiquem sufo por substrato e que se desenvolvem muito bem na posição vertical, pois assim evita o acúmulo de água nas raízes o que causaria a apodrecimento.

Vamos tratar o sabugo de milho para nosso cultivo.

- Primeiro peque um sabugo de milho e lave-o bem para retira o excesso de resíduos de grãos, sal e outros.

- Depois o deixe secar por uma semana em um local seco e com boa ventilação.

- Agora dê uma pequena tostada no fogo do fogão, isto melhora a durabilidade e aspectos fitossanitários.

- Introduza um arame no centro base do sabugo de milho para que possa fixá-lo no vaso.

Agora é só fixar sua orquídea no sabugo de milho.

Bom cultivo! Até o próximo artigo.

Você poderá gostar:
Como Fazer Substrato para Orquídeas

Comentários

  1. Quero compartilhar aqui a minha experiência: tenho um bebê de cattléya Forbesii que não enraizava, amarei ela em um sabugo de milho tratado como descrito acima, aclopei em um carinho de barro com substrato misto para fixação do sabugo e umidade, parecerá mentira, mas em 3 dias iniciou o processo de enraizamento!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas