Como escolher um vaso de orquídea que proporcione uma floração exuberante e duradora?

Uma das razões mais comuns para que uma orquídea recém-comprada venha a perder logo suas flores é porque a planta passa por um choque térmico, quando inserida em um novo ambiente, ou seja, sua casa.

As orquídeas são muito sensíveis a quaisquer mudanças repentinas de ambiente, sendo a umidade e temperatura os fatores principais que causam estresse na planta, o que ocasiona a paralisação de funções importantes para a manutenção do vigor da planta, que refrete quase de imediato nas folhas e flores da orquídea.

Mudança bruscas de temperatura pode ser a causa de alguns problemas típicos que ocorrem com as flores, tais como:

  • A haste floral definha e cai antes mesmo que os botões venham a surgir ou os botões começam a murchar na haste floral. Causada por mudanças repentinas de temperatura.

  • As flores começam a ficarem enrugadas e a murchar e cair antes do tempo, pois quando a planta, por exemplo, vem de um local de montanha onde o clima é ameno para um local onde a temperatura sobe agressivamente, próximo ao nível do mar. Existe portanto uma grande diferenciação de temperatura levando a uma queda prematura das flores.

  • É normal para as orquídeas quando sua florada se dá em épocas em que a temperatura ambiente é alta por motivos climáticos e as temperaturas estejam acima da média para a época, as flores ter uma vida útil menor durante esse período devido ao acelerado metabolismo da planta. 


Outro motivo pode está relacionado ao período do tempo em que você comprou a planta. Por exemplo, você acabou de comprar um vaso de orquídea em que o ciclo de exuberância da floração já estava chegando ao fim e por consequência as flores começam a cair. Nisto não há nada de errado que possa está ocorrendo com a planta e sim que a floração chegou ao fim de sua vida.

Ter ideia de quanto tempo à planta está florida é fundamental no momento da compra, porém trazer uma planta para casa que possa ter uma floração por mais tempo vai lhe proporcionar mais satisfação.
Você não tem ideia de quanto tempo aquela orquídea está florida na banca de venda, portanto, em outras palavras, se a variedade que você acabou de comprar tem uma floração que dura 30 dias, você não tem ideia de quanto tempo a planta estava ali florida, portanto você pode muito bem está adquirindo uma planta que está no final de sua floração. E é claro que lojas de flores vão querer empurrar para você uma planta que está no final da floração, isto é óbvio.

Então, como evitar estes problemas?

Em vez de comprar uma orquídea que está em plena floração, comprar uma planta que está com alguns botões fechados. Desta forma você terá certeza de que o período de floração da sua orquídea está no início, portanto você poderá desfrutar e apreciar as belas flores da sua orquídea por mais tempo.

É importante comprar plantas de viveiros especializados em cultivo de orquídeas, pois vai lhe oferecer informações importantes a respeito da planta que você está comprando, tais como: duração da floração, temperatura ideal, local ideal entre outros.

Orquídeas vendidas em supermercados não recebem os mesmo cuidados do que em viveiros especializados, o fato é que se você observar uma planta que está por algum tempo na prateleira, percebera que a planta vai perdendo o seu vigor rapidamente o que não ocorre em viveiros especializados. Isto não significa que você não deva comprar uma orquídea vendida em supermercados, mas procure neste caso comprar a mais vigorosa possível e que tenha chegado recentemente às prateleiras do supermercado.


Você agora provavelmente obteve conhecimento de cuidados específicos que vão lhe ajudar e muito, pois estes cuidados vão lhe proporcionar mais satisfação na aquisição de uma orquídea.

Você poderá gostar de ler:

Os primeiros cuidados com minha orquídea.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Popular Posts