COMO RECUPERAR UMA ORQUÍDEA DESIDRATADA



     Procedimento para recuperar uma orquídea desidratada, ou uma traseira que apresente boas gemas.
     Passo a passo
  1. Retire a planta ou traseira do vaso.
  2. Lave em água limpa, escovando com delicadeza e cuidado suas partes mais delicadas como a gema. Utilize uma escova dental macia ou uma esponja plástica.
  3. Retire as raízes mortas e apare as sadias deixando-as com 10 centímetros de comprimento.
  4. Com um pouco de xaxim desfibrado macio ou de sphagnum vermelho, umedecido em água limpa, aperte bem o material para eliminar o excesso de água. Adicione nessa água algumas gotas de hormônio vegetal.
  5. Com um saco plástico transparente, coloque a planta sobre o substrato umedecido que ficará no fundo do saco plástico. Observe se não ficou água no fundo do saco plástico, para evitar o apodrecimento da planta.
  6. Sopre o saco até ficar bem cheio de ar, e o feixe completamente tendo o cuidado de virar a sua borda para baixo. O ar soprado no saco acarretará um ambiente com mais gás carbono que ajudará no crescimento da planta.
  7. Coloque o saco plástico num lugar sombrio.
  8. Após dois ou três meses, apareceram os primeiros brotos e raízes novas, mas não abra o saco plástico.
  9. E se for feito durante o inverno não retire do saco plástico, espere os meses de inverno acabar.
  10. Passado por todo o processo retire a planta recuperada e a coloque em um vaso,  faça uma adubação leve até atingir seu total vigor.

Comentários

  1. Biofert é um hormônio vegetal????

    ResponderExcluir
  2. o nome é
    Biofert Raiz 120ml Concentrado
    • Alimento para nutrição radicular de todos os tipos de plantas, hortas, pomares e quintais

    comprei e queria saber se posso usa-lo do modo ac ima.

    ResponderExcluir
  3. Respondendo a primeira pergunta não é fitormônio é um biofertilizante que auxilia o crescimento das raízes.
    Será se em sua composição existir uma substância chamada Tiamina que é um fitormônio que promove o crecismeto de raízes.
    Você poderá usar este biofertilizante só que dilua 1ml em 10 litros de água.

    ResponderExcluir
  4. Oi, preciso de uma ajuda!!! Tenho uma phal que est'a muiiito feia digo est'a debilitada sem nenhuma raiz!!! tentei uti, mas no 1º e 2º dia deu mofo, o que fa'co???

    ResponderExcluir
  5. Sua orquídea é uma phalaenopsis?
    Se é: Limpe bem sua base com com uma esccova macia (escova de dentes ) e aplique sobre sua base e ápice canela em pó que é uma fungicida natural. Isto irá promover brotações e induzir a formação de novas raízes.
    Obrigado por sua participação.

    ResponderExcluir
  6. Bom dia, tenho uma orquídea que está com as folhas todas enrrugadas e retorciadas (gostaria de ter como postar uma foto). Você poderia me ajudar? Não sei o que fazer com ela... Abrs. Fernanda
    fbicchieri@hotmail.com

    ResponderExcluir
  7. Olá! Tenho enorme dificuldade em cuidar de orquídeas, mas amo elas! Já tentei colocar em vários ambientes em meu apartamento mas elas sempre acabam morrendo. Recentemente ganhei uma do meu esposo, estava linda, mas as flores caíram e o galho começou amarelar. Não sei o que faço! Se puder me dar umas dicas agradeço!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Poliana,
      Eu preciso de mais informações a respeito do que acontece com suas orquídeas. Deixo aqui o meu e-mail: ciencia.jonas@gmail.com.
      Desde já agradeço por sua participação.

      Excluir
  8. Olá, boa tarde
    Eu tenho uma phalaenopsis, que as uns dois meses nasceu duas folhas, porém elas continuam pequenas (míudas), provável que esteja faltando alguma vitamina? Sendo que nesta mesma planta a uns seis meses atrás estava com flores, a haste floral foi cortada no terceiro nó e está com sinais de bebes (rsrsrs), o que posso acrescentar em seu vaso ou rega para ajuda-la.
    Moro em apartamento, e fui adquirindo varias orquideas, agora me deparei com pouco espaço, |(rsrsrsrs) vou transportar varias plantas que estão em vasos de plastico para os cachepôs de madeira na posição vertical, tem algumas dicas de preenchimento do cachepô? Já irei colocar pinos e carvão. O apartamento não contém muita ventilação e pouca umidade.

    ResponderExcluir
  9. Olpa, após replantar minhas phl em vasos cermicos (sem impermeabilzar), elas murcharam e suas folhas estão secando, sem vida, oq ue faço? Estão muito desidratadas

    ResponderExcluir
  10. Olpa, após replantar minhas phl em vasos cermicos (sem impermeabilzar), elas murcharam e suas folhas estão secando, sem vida, oq ue faço? Estão muito desidratadas

    ResponderExcluir
  11. minha fhaleanopsis está com duas folhas pesadas e moles o que estar acontecendo obrigada pela atenção .MARIZA SANTOS MAKIYA

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Borrife as folhas com uma solução de complexo de vitamina B - são três gotas em meio litro de água. Isto ajudará a fortalecer as raíze e tonificará as folhas e aumente a umidade do ar, no caso poderá usar um prato cheio de pedra brita com água e o vaso com a orquídea coloque sobre o mesmo.
      Um grande abraço.

      Excluir
  12. Fiz isto com uma orquideas catleya que estava sem mas ela pegou fungos

    ResponderExcluir
  13. Algumas orquídeas estão desidratadas o que eu faço para recuperar elas?amo minhas orquídeas obrigado

    ResponderExcluir
  14. tenho varias orquïdeas,inclusive nativas,mas a dificulde de cuidar sao muitas, principalmente por nao saber nomes de todas.dexo meu zap quero postar fotos p melhor orientaçao. (71)91922249 agradeço se entrar em contato.maria rita

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas