MANCHAS NECROSADAS, CLORÓTICAS E ARROXEADAS NAS FOLHAS, FLORES E PSEUDOBULBOS, E OUTRO SINTOMAS, PODEM SER SINAL DE VÍRUS

   
     Vírus costuma ser uma preocupação para que cultiva orquídeas, uma vez que a planta infectada é quase impossível eliminá-lo. Seguir algumas regras básicas de higiene e conservação  manterá sua orquídea longe dessa ameaça.
     A porta de entrada de vírus costuma ser cortes que a planta sofre, ou
por instrumentos infectados ou pelas       
mãos sujas, ou ainda por vetores como cigarrinha, afíedeos e tripes ( insetos sugadores ).
     O vírus encontra uma porta de entrada como um ferimento entra na célula viva, se hospeda e replica-se e passa a infectar novas células sadias. Este processo pode demorar algum tempos até que apareçam os sintomas, então todo cuidado é importante, para evitar que outras plantas sadias sejam infectadas.
     Para evitar a contaminação por vírus esterilize sempre os instrumentos
de corte e manuseio. Lave-os, para retirar os vestígios de outra planta cortada. Flambe ou mergulhe a ferramenta em álcool a 70% ou solução saturada de fosfato trissódico.
     Preserve a espécie
     Mesmo a planta estando infectada ela continua seu processo normal de desenvolvimento, portanto não apresentando problemas de floração.
     Uma planta com vírus pode dar mudas sadias através de sementes com técnica especial de desinfecção ou através retirada do meristema,
pois o vírus não consegue acompanhar a velocidade de crescimento do meristema, podendo assim retirar a  parte sadia e replicá-la.

Comentários

  1. Uai como devo combater esat praga????

    ResponderExcluir
  2. Minhas orquideas estão sofrendo c/ estes virus por favor me ajudem!!!!!

    ResponderExcluir
  3. Não há método que livre uma planta infectada por vírus. Porém a planta infectada continuará a dar belas flores se for bem cuidada.
    Esterilize as ferramentas de corte quando mexer com estas plantas para evitar que outras sejam infectadas com o vírus.
    Saíba porém que as sementes de uma planta infectada por vírus se encontram livres dele, assim como o ápice da planta em que pode ser aplicada cultura de tecido e conseguir uma planta sadia.
    Há casos que certas manchas não são vírus, mas sua causa ou é de origem nutricional ou causadas por fungos e bactérias, insetos ou ainda por queimadura de sol. Nestes casos a planta ao ser tratada volta a ficar sadia logo em sequida em contrata partida a planta infectada continua a lançar folha após folha com manchas.
    Um abraço e boa sorte com suas orquídeas,
    Jonas Aguiar

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas